Rotaract e Rotary servindo juntos

Por Ignacio Gonzalez Mendez, associado do Rotaract Club de Oriente de Talca, Chile

Eu preciso confessar, eu não me preparei para encontrar o Rotary. O Rotary que me encontrou. Eu me envolvi com o Rotary por meio de uma série de eventos felizes que mudaram o modo como eu olho para tudo.

Quando eu tinha 13 anos, eu me voluntariei para a Cruz Vermelha e essa experiência me levou, anos mais tarde, a criar um projeto para estabelecer uma estação de primeiros-socorros em minha escola de ensino médio. Na minha cerimônia de formatura, eu fui surpreendido com um prêmio do Rotary Club local por meu trabalho voluntário com a Cruz Vermelha. O prêmio era em homenagem a um dos meus professores, que morreu inesperadamente. Receber o prêmio e saber que meu professor tinha valorizado meus esforços me deu mais inspiração para continuar me voluntariando.

Ignacio Gonzales Mendes em frente à sede do Rotary em Evanston durante a reunião da Força-Tarefa de Elevação do Rotaract em 2020.

Alguns anos mais tarde, quando eu estava estudando Direito, eu vi um cartaz do Rotaract. Eu estava empolgado em me envolver com a organização que teve um papel na minha paixão em ajudar os outros. Junto com alguns amigos, nós fundamos o primeiro Rotaract Club em minha cidade chilena. E foi minha honra servir como o presidente-fundador do clube. Quando, mais tarde, eu fui eleito representante distrital do Rotaract, meu objetivo era aumentar a visibilidade do Rotaract em meu distrito. Naquele ano, nós geramos um aumento de 60% no quadro associativo e tivemos sucesso em lançar vários novos clubes.

Em 2018, tive a honra de servir no Comitê Rotaract-Interact do Rotary International. Eu queria estar mais próximo dos associados que eu representava, então eu contatei o maior número de associados do Rotaract e do Interact que eu pude ao redor do mundo para escutar suas histórias e saber sobre suas preocupações. Com base em alguns de seus feedbacks, o comitê propôs ao conselho do RI várias ideias para fortalecer a habilidade dos rotaractianos em participar totalmente do Rotary. O conselho aceitou nossas recomendações. O resultado foi uma proposta para o Conselho de Legislação de 2019 elevar o status do Rotaract ao de um tipo de associação.

Ignacio fala em uma reunião de clube em Los Angeles

Nas semanas que levaram ao conselho, eu usei as mídias sociais para explicar os benefícios do Rotaract ser elevado ao status de associação e porque era urgente que fizéssemos isso. Quando o conselho votou para aprovar nossa proposta, eu fui convidado para estar no Comitê do Rotaract e na Força-Tarefa de Elevação do Rotaract em 2019-20. Nós fomos responsáveis por orientar o conselho do RI em como implementar as cláusulas de promulgação e estabelecer uma “nova era do Rotaract”. Foi muito empolgante servir com líderes excepcionais de todo o mundo, todos dedicados a fortalecer a experiência dos rotaractianos.

Depois que o conselho do RI aceitou nossas recomendações, nossa força-tarefa começou a informar tanto os associados do Rotary quanto do Rotaract sobre as mudanças. Mas então chegou a pandemia de Covid-19 criando um desafio para nós fazermos essa divulgação. Mas por meio de plataformas virtuais, eu me engajei com mais de 400 clubes em 100 distritos em 10 regiões do mundo, compartilhando estratégias sobre como rotaractianos e rotarianos podem trabalhar juntos de forma mutualmente benéfica.

No ano passado, ajudado por dois bons amigos, nós criamos um programa de mentoria envolvendo governadores-eleitos de distritos que tinham menos de 45 anos. Eu acredito fortemente que qualquer organização precisa escutar os líderes jovens porque eles trazem uma perspectiva mais fresca.

Quando eu estava nos estágios finais de meus estudos para o exame de admissão da associação profissional de advogados, eu aceitei um convite para servir como um conselheiro do Rotaract no comitê de planejamento para a Convenção do Rotary International 2023 em Melbourne, na Austrália. É uma oportunidade única para compartilhar minhas experiências e ajudar a criar um evento incrível para a família rotária. Eu estou encantado em servir como parte do time da presidente-eleita do Rotary International Jennifer Jones. Ela é minha inspiração e o tipo de rotariano que eu me esforço para ser. Ela me convidou para a Assembleia Internacional 2021, na qual eu compartilhei minha história com outros futuros líderes.

Receber o Prêmio Dar de Si Antes de Pensar em Si ano passado foi uma honra incrível. Estou muito feliz de estarmos em um tempo em que os rotactianos podem ser reconhecidos pelas contribuições que estão fazendo ao Rotary e em suas comunidades. Nós não somos o futuro do Rotary, nós somos o presente. E é hora de servirmos juntos.

Ignacio Gonzalez Mendez, associado do Rotaract Club de Oriente de Talca, Chile, é um dos dois rotaractianos que receberam o Prêmio Dar de Si antes de Pensar em Si e estarão entre os 133 agraciados que serão homenageados na Convenção do Rotary International deste ano, em Houston, no Texas, Estados Unidos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s