Criando um evento de RYLA adaptado

Por Karen C. Loeb, do distrito 5450.

Você deve estar ouvindo muito sobre “Diversidade, Equidade e Inclusão” no Rotary. E você pode não pensar imediatamente sobre o RYLA (Prêmios Rotários de Liderança Juvenil, na sigla em inglês) quando você pensa em DEI, mas deixe-me compartilhar uma experiência única de evento adaptado feito por meio do RYLA.

O RYLA plus, do distrito 5450, é específico para adolescentes com deficiências físicas. Os organizadores do RYLA plus fizeram uma parceria com o Easterseals Colorado para promover este programa único do RYLA dentro de uma instalação adaptada para pessoas com deficiência física, com equipe médica e de aconselhamento para apoiar os participantes com necessidades especiais.

Instalações foram adaptadas para atividades dos jovens com deficiência física

Seus pais geralmente perguntam “O que vocês fizeram com o meu (minha) filho (a) em uma semana?”, e então se orgulham das mudanças positivas que agora veem em seus adolescentes.

Por que criar um RYLA adaptado?

A maior parte das coisas que fazemos no Rotary começam com uma motivação pessoal. Minha irmã teve as duas pernas amputadas depois de um acidente de carro, e isso me motivou a trabalhar com pessoas com deficiência na universidade. Ver aqueles estudantes aprenderem a nadar e construir sua autoconfiança me mostrou como eu posso causar um impacto enquanto ajudo outras pessoas.

Então, quando meu Rotary Club estava procurando por um outro projeto vitrine, aproveitei a chance para fazer a parceria com a Easterseals Colorado para renovar as instalações deles e adaptar nosso programa RYLA do distrito 5450 para atender adolescentes com deficiências físicas.

Nós mal sabíamos que o Easterseals e o Rotary têm uma conexão histórica incrível (o fundador do Easterseals, o rotariano Edgar Allen, e Paul Harris eram muito amigos)!

Como começamos:

Nós sabíamos que havia muito trabalho para fazer isso acontecer. Precisaríamos adaptar nosso programa de RYLA para atender às necessidades de nossos participantes especiais.

Essa adaptação precisou de relacionamento com as escolas e clínicas terapêuticas para recrutar participantes, assistência financeira dos Rotary Clubs para prover inscrição gratuita nas atividades do acampamento e para identificar conselheiros rotarianos e outros que fossem juniores.

Programa melhora autoconfiança dos participantes

Avançando oito anos no tempo, já realizamos sete acampamentos presenciais com tremendo sucesso, tudo graças a nossa preparação, habilidade em nos adaptar, e a confiança que conquistamos de participantes e pais de que eles estariam seguros e se sentiriam apoiados.

O que os participantes aprendem:

Nossos participantes não apenas fazem novos amigos, mas também se sentem bem-vindos em um ambiente onde eles não se sentem como estranhos – é uma experiência realmente adaptada.

Eles veem ex-participantes se tornarem conselheiros juniores que organizam as atividades e lideram as sessões de orientação. Eles são inspirados por palestrantes que superaram suas próprias deficiências para se tornarem bem sucedidos nos esportes, organizações e em retribuir o que receberam.

Eles aprendem sobre resolução de problemas, trabalho em grupo e a superar desafios físicos (como escalar nosso muro seguido de uma descida pela tirolesa).

Atividades incluiam diferentes desafios esportivos

Todo o acampamento aplaude o sucesso de cada um que tenta, mesmo os conselheiros que tentam acompanhar a bravura dos nossos participantes.

Os participantes desenvolvam autoconfiança e vontade de aceitar novos desafios – com alguns se juntando à seleção nacional de hóquei em trenó, matriculando-se em cursos que requerem apresentações semanais, ou terminando a universidade.

Os pais também contam que seus adolescentes ficam mais independentes e estabelecem novos objetivos para si. O impacto mais empolgante é o de quantos participantes estão ansiosos para voltar no ano seguinte como conselheiros juniores, melhorando suas habilidades de liderança e ajudando a criar uma experiência para alguém como eles.

Criando seu próprio RYLA adaptado

O meu sonho é ver o RYLA plus replicado por todo o mundo rotário, mas se sua comunidade não tem instalações como a do Easterseals, descubra que recursos estão disponíveis na sua área para pessoas com deficiência.

Mesmo se esse tipo de RYLA não for o ideal para você, ainda há maneiras para você criar atividades inclusivas para jovens.

Pense em como você pode adaptar seu atual programa RYLA para ser mais inclusivo com diferentes necessidades, experiências, identidades de gênero ou orientações sexuais.

Pense nas necessidades e desafios de comunidades pouco assistidas e crie experiências que promovam equidade.

Certifique-se de que seus comitês de planejamento, participantes e voluntários sejam tão diversos quanto as comunidades que você serve.

Não importa o que você faça, entenda o seu potencial de mudar vidas, especialmente as daqueles que mais precisam. E se acontecer de ser algo como a minha experiência, será a melhor parte de sua experiência no Rotary!

Se estiver interessado em saber mais sobre o RYLA plus do distrito 5450, entre em contato com kcloeb@gmail.com.

Uma resposta em “Criando um evento de RYLA adaptado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s