Abrindo oportunidades para a paz

Por Cyril Noirtin, presidente em 2020-22 do Conselho Executivo das Comissões Interpaíses e do Encontro Pré-Convenção de Comissões Interpaíses de 2021

É um grande prazer convidá-los à conferência das Comissões Interpaíses, Abrindo Oportunidades para a Paz, que acontece nos dias 10 e 11 de junho, logo antes da Convenção Virtual do Rotary. O evento terá plenárias com palestrantes renomados, workshops interativos e oportunidades de networking.

Ao participar, você conhecerá o trabalho dessas comissões e certamente ganhará motivação para formar relacionamentos internacionais
que expandirão suas ações no caminho da paz.

As Comissões Interpaíses têm sido fundamentais para o Rotary desde os anos 50, quando rotarianos da Alemanha e da França, ainda sentindo os efeitos da Segunda Guerra Mundial que acabara recentemente, decidiram fechar as feridas abertas pela tragédia por meio da união e da boa vontade. Dessa união nasceu o grupo que tinha um único objetivo: a reconciliação dos dois países. No decorrer do tempo, esse grupo cresceu em importância por causa do papel que desempenhava para reunificar a Europa do pós-guerra.

Temos atualmente mais de 400 Comissões Interpaíses mundo afora, promovendo a paz em áreas historicamente assoladas por conflitos e fortalecendo relacionamentos entre clubes e distritos de dois ou mais países. Por intermédio dessas relações aumentamos nossa compreensão sobre outras regiões e culturas, formamos laços duradouros de amizade e montamos o alicerce para projetos capazes de aumentar a resiliência e prosperidade de comunidades inteiras.

A Nobel da Paz de 2015: Ouided Bouchamaoui.

Um dos destaques entre os palestrantes será a tunisiana e Nobel da Paz de 2015 Ouided Bouchamaoui, que lançou a Iniciativa Nacional do Diálogo. Junto com a Liga dos Direitos Humanos e a Ordem dos Advogados da Tunísia, a Sra. Bouchamaoui formou o Quarteto Nacional do Diálogo da Tunísia, que lhe conferiu o Prêmio Nobel da Paz por sua contribuição à construção de uma democracia pluralista no seu país, logo após a Revolução de Jasmim de 2011. Mulher de negócios e promotora da paz, a Sra. Bouchamoui defende a equidade de gênero e a participação ativa das mulheres em todo processo de construção da paz.

A programação dos workshops foi elaborada de forma a demonstrar como as Comissões Interpaíses aumentam a qualidade da amizade internacional entre clubes e distritos de diferentes culturas e nações, e inclui vários momentos para formação de contatos entre os participantes. 

Veja a programação preliminar e inscreva-se ao evento on-line.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s