Os voluntários do Peace Corps mudaram minha visão do mundo

Pelo governador eleito Abbas Rajabi, Distrito 5450, EUA

O Peace Corps envia voluntários norte-americanos, normalmente universitários que acabaram de se formar, para viver e trabalhar por dois anos no exterior. O objetivo é ajudar os países anfitriões a atender às necessidades locais e promover a compreensão cultural mútua. Enquanto estão no exterior, os voluntários aprendem o idioma local e trabalham com profissionais da área de educação, saúde, desenvolvimento econômico, meio ambiente, juventude em desenvolvimento e agricultura.

Meu primeiro encontro com o Peace Corps foi quando eu estava no colégio, em meados da década de 60. Diversos voluntários do Peace Corps vieram até a minha cidade natal de Hamadan no Irã para trabalhar como professores nas escolas locais de ensino médio. O impacto disso foi profundo. Foi muito inspirador ver vários jovens trabalhando em conjunto para ensinar inglês em diferentes escolas por toda a cidade. Mais do que isso, ver as diferenças culturais foi algo que abriu os olhos de todos nós, jovens iranianos.

Sem dúvida, aqueles voluntários do Peace Corps que serviram no Irã conhecem melhor o país do que talvez qualquer outra pessoa que apenas tenha passado por lá. Aqueles de nós que tiveram a oportunidade de aprender com esses professores entendem os Estados Unidos melhor do que outras pessoas de Hamadan. Esse intercâmbio cultural nos ajudou tanto a aprender sobre o outro, como a promover a paz e a boa vontade.

Entre 1962 e 1976, mais de 1500 voluntários do Peace Corps serviram no Irã. Muitos deles fizeram amizades duradouras com os iranianos e voltaram para os Estados Unidos com uma melhor compreensão cultural do Irã. O impacto cultural e as amizades entre iranianos e americanos são muito mais profundos do que a maioria das pessoas vai um dia entender.

Tenho conexões muito profundas com meu local de nascimento no Irã, mas agora vivo nos Estados Unidos. Aprendi a amar meu novo país e o Peace Corps foi o primeiro a moldar meu ponto de vista sobre esse país e as pessoas que vivem aqui.

Recentemente, procurei me reconectar com meu professor do Peace Corps, o Sr. Don Laffoon. Depois de muitas tentativas de ligações e de escrever para diversos voluntários do Peace Corps, finalmente encontrei meu antigo professor na Califórnia. Liguei para o número de telefone que tinha encontrado e o Sr. Laffoon atendeu o telefone. Por instantes, fiquei nostálgico e emocionado por ouvir uma voz tão familiar depois de quase 50 anos.

“Olá, quem é?”, perguntou o Sr. Lafffoon. Respondi: “Aqui é Abbas Rajabi. Fui seu aluno em Hamadan e gostaria de dizer que sou grato por tudo o que você me ensinou”.

Ele ficou muito feliz por ter notícias minhas e relembramos aquela época, outros colegas e professores e a cidade de Hamadan. Conversamos por um tempo e prometemos continuar em contato. Foi muito gratificante poder contar ao Sr. Lafffoon sobre o impacto que ele causou na minha vida.

Através de uma parceria de serviço formalizada, o Rotary International e o Peace Corps estão trabalhando juntos para ajudar a melhorar as atividades de serviço de clubes e distritos localmente e em todo o mundo. Espero aprofundar ainda mais essa parceria, ajudando a conectar rotarianos com os voluntários locais do Peace Corps que vivem e trabalham em suas comunidades, e ajudando os clubes dos EUA a se conectar com voluntários regressados do Peace Corps. Cada distrito rotário, todos os voluntários do Peace Corps em todo o mundo e, o mais importante, as pessoas que servimos através da nossa comunidade e de projetos humanitários internacionais podem se beneficiar imensamente com essa parceria.

Queremos saber mais sobre rotarianos que tiveram experiências trabalhando com o Peace Corps! Você já serviu como voluntário do Peace Corps ou trabalhou com o Peace Corps em outras funções? Preencha essa pesquisa. Isso não deve levar mais de dez minutos e todas as respostas são confidenciais. Se tiver dúvidas, escreva para o e-mail rotary.service@rotary.org.

___

Relacionado:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s