Como aceitar e celebrar as nossas diferenças

Por Azka Asif, Departamento de Engajamento e Serviços do Rotary

O Rotary é formado por uma rede global de voluntários de diversas origens, culturas e profissões. Aceitamos e celebramos as nossas diferenças porque são elas que fortalecem a nossa organização. Com perspectivas diferenciadas e a vasta experiência dos nossos associados, podemos trabalhar para sanar grandes desafios humanitários, sobretudo no que diz respeito à criação de um mundo mais pacífico.

A família rotária está comprometida com essa causa, investindo tempo, energia e entusiasmo para ajudar comunidades locais e internacionais. Por meio de projetos sociais, bolsas de estudo, Bolsas Rotary pela Paz e intercâmbios internacionais, os associados entram em ação para promover a paz e a compreensão internacional. Veja a seguir alguns exemplos de como os rotarianos estão atuando nessa área:

  • O Rotary Club de Marikina, nas Filipinas, organizou um fórum para trocar ideias sobre maneiras de contribuir a um mundo mais pacífico. Os Rotary Clubs participaram do evento compartilhando ideias para o alcance da paz global por meio dos serviços humanitários do Rotary.
  • Nos Estados Unidos, o Rotary Club de Branchburg Township organizou um jantar ecumênico e programa de prêmios pela diversidade. O clube homenageou indivíduos, empresas e organizações comunitárias que abraçam a paz e enaltecem os valores de civilidade, consciência global e comunitária. O programa reuniu líderes comunitários e a família rotária na promoção da paz, compreensão e boa vontade.
  • Os Rotary Clubs de Radolfzell-Hegau, na Alemanha, e Istanbul Sisli, na Turquia, fizeram parceria em um intercâmbio estudantil com universitários interessados em música, visando facilitar a compreensão internacional e intercultural. Os alunos estudaram a língua internacional da música e discutiram aspectos de seus respectivos países e culturas durante o intercâmbio, abrindo pontes unificadoras para forjar novas amizades.
  • O Rotary Club de Bursa-Uludag quer impedir que 500 crianças desfavorecidas residentes em um dos bairros mais empobrecidos da Turquia se envolvam em criminalidade, proporcionando a elas a oportunidade de desenvolverem os seus talentos musicais. O clube pretende instalar um centro de música e oferecer instrumentos a cada criança. Ser membro desta comunidade musical certamente despertará nas crianças a vontade de pertencer a algo importante, aumentando o respeito e a autoconfiança nos pequenos.
  • Na Índia, o Rotary Club de Mussoorie promoveu uma palestra sobre meditação, discutindo o conceito básico e os benefícios potenciais deste método para as pessoas que sofrem de estresse mental e físico causado por um cotidiano agitado.

Fevereiro é o mês do Rotary dedicado à paz e resolução de conflitos, sendo este o momento ideal para promovermos a paz em âmbito global. Leia mais histórias sobre o assunto e não se esqueça de divulgar projetos do seu clube no Rotary Showcase e de participar dos grupos de discussão do Meu Rotary. Deixe seu comentário sobre paz e resolução de conflitos abaixo!

2 respostas em “Como aceitar e celebrar as nossas diferenças

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s