Rotary clubs em Lviv, Ucrânia, encontram força, esperança e solidariedade

Por Orest Semotiuk, presidente da Comissão de Imagem Pública do Rotary Club de Lviv International e membro da Comissão de Imagem Pública do Distrito 2232

A manhã de 24 de fevereiro começou mais ou menos como qualquer outra manhã. Eu acordei, fui correr e tomei café da manhã. Enquanto tomava café, no entanto, ouvi no rádio a notícia de que bombas russas estavam caindo sobre o meu país, a Ucrânia.

Liguei imediatamente para alguns amigos e conhecidos de outras cidades para saber como eles estavam. Felizmente, a maioria estava ilesa e segura. Então, à tarde, um canal de TV de Regensburg, na Alemanha, onde eu havia atuado em um trabalho de pesquisa em 2018, pediu que eu comentasse sobre a situação. Depois, mais veículos de mídia, com uma avalanche de pedidos. Foi aí que meu verdadeiro trabalho começou.

Dei mais entrevistas a jornalistas da Europa Ocidental, Ásia e América. No início de abril, o editor da Revista Rotary para a Alemanha e Áustria nos visitou para fazer uma reportagem sobre os esforços de assistência e entrevistar o governador do nosso distrito (D-2232), Volodymyr Bondarenko.

Desde as primeiras mensagens por chat, testemunhei como nossos associados se apoiavam mutuamente e também como se engajavam em ajudar os não rotarianos. Os Rotary Clubs do Distrito 2232 organizaram, de imediato, esforços de captação de recursos e ajuda humanitária para residentes das áreas sob ataque. A Comissão Distrital de Imagem Pública lançou uma campanha nas mídias sociais para compartilhar os acontecimentos na Ucrânia com nossos amigos do Rotary ao redor do mundo.

O Rotary Club de Lviv criou uma força-tarefa poucos dias após o início da guerra para coordenar, entre outras coisas, o fornecimento de medicamentos, artigos de higiene pessoal e equipamentos médicos para hospitais e lares de crianças na Ucrânia. Além disso, meu próprio clube, Lviv International, estabeleceu contatos úteis com parceiros no exterior – tanto Rotary Clubs quanto outras organizações beneficentes nos Estados Unidos, Alemanha, Polônia, Dinamarca, Noruega e Letônia.

“Este enorme incentivo da rede rotária nos dá força e renova nossa esperança.”

Nas conferências diárias pelo Zoom, determinamos as necessidades de diferentes grupos de beneficiários – refugiados, crianças ou pessoas feridas – e planejamos outras atividades. Fazemos isso em estreita colaboração com a Agência Estatal de Assistência Médica da Ucrânia. Criamos vários depósitos para suprimentos de emergência na região de Lviv.

Os itens que fornecemos variam de colchões e leitos para hospitais a kits de primeiros socorros, coletes de proteção, roupas e alimentos. Tudo é enviado para Lviv através da fronteira entre Polônia e Ucrânia. Aqui, os itens são classificados e depois transportados para as áreas afetadas pelos bombardeios. Uma campanha de arrecadação de fundos para a compra de mais equipamentos médicos para hospitais também está em andamento.

Nesse meio tempo, alguns dos nossos associados deixaram o país. Outros permaneceram em Lviv e abriram seus apartamentos, escritórios ou pavilhões de produção para serem usados como alojamento de refugiados. Alguns até oferecem emprego a essas pessoas para que possam ganhar algum dinheiro.

Uma das coisas que mais nos ajuda é a ampla solidariedade. Na página do nosso clube e na página Rotary in Ukraine, no Facebook, relatamos regularmente nossas ações e recebemos saudações diárias, comentários encorajadores e perguntas de todos os cantos do mundo. Outros Rotary Clubs e nossos parceiros entram em contato, mas também pessoas e instituições que conseguimos ajudar, expressando seu agradecimento. Este enorme incentivo da rede rotária nos dá força e renova nossa esperança.

Saiba como o Rotary está respondendo à crise na Ucrânia e de que maneira você pode ajudar.

Deixe um comentário