Além do networking: 7 dicas para construir conexões significativas no Rotaract

Por Taiwo Orbs, ex-presidente do Rotaract Club de Surulere South, Nigéria, e diretor de imagem pública para Rotaract no Distrito 9110

Taiwo Orbs, diretor de imagem pública para o Rotaract no Distrito 9110, fala aos associados do Rotaract Club de Lagos State University, Nigéria.

Desde que entrei para o Rotaract, em 2017, tenho visto em primeira mão como até mesmo as menores ações podem fazer uma grande diferença. Aprendi que o dinheiro não é a única moeda relevante e que construir amizades significativas tem mais valor do que a riqueza. Este é, verdadeiramente, o poder dos relacionamentos.

Eu ingressei no Rotaract para me desenvolver profissionalmente, mas notei que os outros se queixavam da dificuldade de conhecer pessoas novas, uma vez que essa havia sido a principal motivação para se associarem. Depois de ter servido como diretor de desenvolvimento do quadro associativo, presidente de clube e diretor de imagem pública, acredito que adquiri um certo conhecimento sobre a construção de relacionamentos sólidos no Rotaract e fora dele.

Conexões genuínas vão além da troca de cartões de visita. Trata-se da formação de laços com pessoas que compartilham de seus valores e objetivos. Se quiser aproveitar ao máximo a sua experiência no Rotaract, confira estas 7 dicas que não só o ajudarão a construir fortes vínculos com outros associados, mas também a causar impacto positivo na sua comunidade.

1. Identifique “quem” e “por que”:

Antes de mergulhar de cabeça no networking, defina seu objetivo. Você está procurando mentores, colaboradores ou simplesmente amigos? Identificar os tipos específicos de pessoas com as quais você deseja se conectar o ajudará a direcionar seus esforços e a criar relacionamentos mutuamente benéficos.

2. Seja uma plataforma, não um parasita:

Em vez de se concentrar apenas no que você pode ganhar, agregue valor. Compartilhe seus conhecimentos, habilidades e disposição em ajudar. Contribua ativamente com o seu clube, participe de projetos e torne-se conhecido por suas contribuições positivas. Ao agregar valor, as pessoas certas gravitarão naturalmente em sua direção.

3. Pense além dos eventos do Rotaract:

Embora os eventos do Rotaract sejam importantes, não se limite a eles. Participe de workshops, conferências e outros eventos relacionados a seus interesses. Isso o exporá a pessoas que têm os mesmos interesses que você.

4. Crie relacionamentos, não apenas contatos:

Os eventos de networking geralmente são caracterizados por breves interações e trocas de cartões de visita. Em vez disso, concentre-se na construção de relacionamentos genuínos. Dedique um tempo para conhecer as pessoas mais a fundo, participar de conversas significativas e encontrar pontos em comum.

5. Não tenha medo de ser vulnerável:

Compartilhar suas experiências pessoais, metas e desafios pode ajudar as pessoas a se conectarem com você mais profundamente. A franqueza promove a confiança e gera relacionamentos duradouros.

6. Concentre-se em qualidade, não quantidade:

Ter um pequeno número de amigos íntimos e mentores é melhor do que criar uma grande rede de conexões superficiais. Invista seu tempo e energia para cultivar relacionamentos significativos com as pessoas que mais importam para você.

7. Seja paciente:

Criar conexões genuínas exige tempo e esforço. Não desanime se você não vir resultados imediatos. Continue marcando presença, sendo você mesmo e contribuindo para sua comunidade. As conexões certas acabarão surgindo.

Lembre-se: conexões são uma via de mão dupla. Concentre-se em criar relacionamentos mutuamente benéficos em que todos os envolvidos se sintam apoiados e valorizados. Seguindo essas dicas, você poderá criar uma rede sólida de amigos, mentores e colaboradores que o ajudarão a atingir suas metas e causar impacto positivo no mundo.

Você tem experiências pessoais e dicas para a criação de conexões significativas no Rotaract? Deixe seu comentário abaixo.


Faça estes cursos na Central de Aprendizado (é necessário fazer login no Meu Rotary) para avançar seu desenvolvimento profissional. A Semana Mundial do Rotaract, de 11 a 17 de março, comemora a fundação do primeiro Rotaract Club, em 1968, e celebra seu sucesso em todo o mundo.

Deixe um comentário