Torne o Rotary Simplesmente Irresistível

Desde a Assembleia Internacional de 2024, no início de janeiro, os participantes do evento de aprendizagem anual do Rotary para líderes entrantes têm falado muito sobre como tornar nossos Rotary Clubs “simplesmente irresistíveis”. Esse termo foi usado como título de uma música de 1988 e de um filme de 1999. Em termos de Rotary, ela foi usada pela primeira vez pela ex-governadora de distrito Louisa Horn e recentemente por Stephanie Urchick, presidente do Rotary International em 2024-25.

Então, o que significa “simplesmente irresistível” em termos de uma organização? De acordo com a Deloitte, uma organização irresistível tem cinco elementos: (i) trabalho significativo, (ii) apoio dos administradores, (iii) ambiente de trabalho positivo, (iv) oportunidades de crescimento e (v) confiança nos líderes. Acredito sinceramente que, juntos, podemos fazer do Rotary uma organização irresistível se nossos clubes oferecerem esses elementos aos associados.

Tom Gump, assessor da presidente do RI de 2024-25, Stephanie Urchick, na Assembleia Internacional de 2024 em Orlando, EUA.
  • Trabalho significativo – Ninguém se associa a um clube para não fazer nada. Há diferentes motivos pelos quais nossos associados entraram para nossa organização, mas todos eles têm algo em comum: o desejo de fazer algo significativo. Isso vale tanto para um clube tradicional quanto para um clube virtual e para projetos locais e/ou internacionais. Precisamos dar aos nossos associados oportunidades que tenham um propósito e mudá-las com certa regularidade para que não fiquem entediados fazendo sempre a mesma coisa. E para saber quais oportunidades oferecer, pergunte diretamente a eles, realizando uma pesquisa de satisfação dos associados.
  • Apoio dos administradores – O Rotary International está se aprimorando nessa área. Recentemente, o Conselho Diretor implementou metas trienais para as várias zonas. O estabelecimento de metas e a prestação de contas também estão ocorrendo em nível de distrito e clube. Além disso, o Rotary investe em seus líderes oferecendo oportunidades de aprendizado em todos os níveis da organização, como a Assembleia Internacional, onde os governadores eleitos são treinados anualmente, e a Central de Aprendizado, que oferece uma variedade de cursos para todos os associados.
  • Ambiente de trabalho positivo – A Declaração de Visão da nossa organização começa com a palavra “Juntos”. A maioria das pessoas quer servir com pessoas que compartilham dos seus valores. É claro que precisamos garantir que nossos associados sintam que pertencem ao clube e que suas opiniões são importantes para seus companheiros e a liderança. As pesquisas também ajudam neste aspecto. Se você implementar algumas das sugestões nas pesquisas, as pessoas sentirão que estão sendo ouvidas.
  • Oportunidades de crescimento – A Declaração de Visão do Rotary diz: “Juntos, vemos um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para criar mudanças duradouras – em si mesmas, nas suas comunidades e no mundo todo.” As três primeiras palavras são importantes. As pessoas querem fazer parte de algo que promova o autoaperfeiçoamento. Participar de iniciativas humanitárias ao lado de outras pessoas faz com que isso aconteça, e estudos mostram que o ato de servir ao próximo nos faz feliz. Por quê? Porque quando nos concentramos nos outros, não estamos pensando em nós mesmos.
  • Confiança nos líderes – Passei a última década conhecendo os líderes da nossa organização, desde dirigentes de clubes até presidentes do Rotary. Essas funções me ensinaram que nossos líderes rotários inspiram as pessoas não apenas por meio de suas palavras, mas também (e acima de tudo) por suas ações. Se continuarmos a ter líderes fortes, nossos clubes e o Rotary também se fortalecerão.
  •  

Se nos concentrarmos em ajudar nossos clubes a melhorar essas cinco áreas, o Rotary se tornará “simplesmente irresistível”!

Por Tom Gump, assessor da presidente do Rotary International de 2024-25

2 respostas em “Torne o Rotary Simplesmente Irresistível

Deixe um comentário