Quatro maneiras de trazer novos associados para seu clube

Por Caio Cruz, especialista regional em Quadro Associativo no escritório do Rotary International no Brasil

Um Rotary ou Rotaract Club é um local onde podemos encontrar ou desenvolver habilidades e talentos. Um clube significa colaboração e espaço para contribuição de todos.

Inspirado nestas reflexões gostaria de recomendar uma estratégia completa para seu clube. De forma total ou parcial, tenho certeza de que haverá resultados positivos para o quadro associativo se você iniciar as seguintes ações:

  • Busque, convide e atraia pessoas para seu clube.
Cruz: uma pessoa sempre irá notar o ambiente proporcionado pelo clube

Antes de falarmos sobre atração de associados é essencial que todos que participam daquele clube saibam em qual momento estão – e há uma forma de atrair associados para cada momento do seu clube.

Por isso, é fundamental analisar a composição do seu clube quanto a gênero, profissão, interesses, habilidades e idade. Entender quais profissões ou interesses estão sub-representadas é uma oportunidade para o recrutamento.

Também será possível identificar as habilidades dos associados atuais, que é uma forma de descobrir talentos para as ações que o clube faz ou deseja implementar no futuro. Inicie este processo com a “Pesquisa sobre ocupações em conhecimentos profissionais”, que é um dos materiais disponíveis nas ferramentas para avaliação do quadro associativo.

Reconhecer os valores e interesses de cada associado é também o primeiro passo para celebrar a diversidade e incluir pessoas em seu clube. Você estará pronto para dar o segundo passo:

  • Valorize a Diversidade, Equidade e Inclusão.

As pessoas que ainda não conhecem nossa organização talvez não saibam de nossos projetos, ações, da grandeza do Rotary. Mas, uma pessoa sempre irá notar o ambiente proporcionado pelo clube. Será sempre importante analisar a maneira como nossos associados interagem com as pessoas que estão chegando e como recebemos aqueles que são diferentes de nós.

O curso “Criando uma cultura inclusiva no clube”  será uma ferramenta incrível tanto para os dirigentes de clube quanto para as pessoas que sentem que possuem habilidades ou interesse em cooperar com nossos esforços para a Diversidade, Equidade e Inclusão em nosso quadro associativo.

Seu clube somente aumentará as possibilidades ao entender que todos possuem uma voz. Colocar isso em prática com certeza será um fator decisivo para engajar os associados. Vamos à terceira ação:

  • Engaje os associados com informação e ação.

Talvez em nossos clubes tenhamos deixado de engajar um associado que é assíduo por conta da baixa assiduidade de outros. Manter os programas e as ações do clube será chave para que os associados continuem engajados e sintam-se parte das ações. É sobre isso que fala o material “Mantendo os Associados”.

Os associados com menos de três anos de clube representam 65% das baixas que aconteceram no ano passado. Para reverter esse cenário, utilize as estratégias deste material, nutrindo o clube de informações, oportunidades de ação e colaboração dentro e fora do clube.

A última estratégia que sugiro é continuar a aprender:

  • Atualize-se e conecte-se com os recursos disponíveis.

A página de recursos do quadro associativo é uma ótima ferramenta em diferentes fases dos processos na implementação de ações estratégicas. Clique aqui para conhecer.

Outra forma de conhecer mais estratégias e ações é participando de reuniões distritais ou regionais para desenvolvimento do quadro associativo. Convido você a participar de uma reunião da comissão de desenvolvimento do quadro associativo em seu distrito. Caso não saiba quando isso acontece, entre em contato comigo para alinharmos as participações em seu distrito.

O cargo de Especialista Regional em Quadro Associativo é mais uma ferramenta implementada para o quadro associativo brasileiro, atuando estrategicamente com líderes distritais e zonais. Clique aqui para se inscrever e receber as comunicações mensais elaboradas por mim.

Não hesite em entrar em contato!

Telefone: 11 3217 2630

E-mail: caio.cruz@rotary.org


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s