E-club engajado no desenvolvimento internacional

Washington Global

Associados do Rotary Club de Washington Global, nos Estados Unidos.

Por Quentin Wodon, presidente da Comissão de Desenvolvimento do Quadro Associativo do Distrito 7620

A abertura de novos clubes é uma das melhores maneiras de ajudar o Rotary a crescer. Também é uma forma excelente para que mais pessoas ingressem no Rotary. Alguns de nós, profissionais da área de desenvolvimento internacional, decidimos formar o Rotary Club de Washington Global para que sirva como um think tank, ou laboratório de ideias, para questões de desenvolvimento internacional.

Em sua maioria, os associados fundadores são de Washington, D.C., e trabalham para organizações do porte do Banco Mundial, Organização dos Estados Americanos, Banco Interamericano de Desenvolvimento, USAID, ONGs e outras entidades ligadas ao desenvolvimento. Temos associados que moram em Washington, mas estamos abertos a pessoas de qualquer parte do mundo, especialmente de países em desenvolvimento. Somos um clube híbrido, com encontros presenciais e pela internet. Quem está na cidade pode ir às reuniões pessoalmente, as quais podem ser acessadas on-line por meio da WebEx ou de plataformas similares. A tecnologia permite que os associados continuem a par dos acontecimentos.

Por que decidimos criar este novo clube?

Apesar de alguns clubes da área de Washington D.C. terem funcionários de organizações de desenvolvimento internacional entre seus associados, eles não são muitos. Por sermos um e-club, nossos associados podem participar on-line de qualquer lugar. Planejamos trazer às nossas reuniões palestrantes de peso que representem todas as áreas de enfoque do Rotary. Queremos usar nossas habilidades em apoio a outros clubes, Grupos Rotary em Ação e organizações não-governamentais.

Faremos o possível para manter o custo de associação razoável, de forma que profissionais de países de baixa renda e aqueles em início de carreira não se sintam desmotivados a se associar. O custo será somente o necessário, e já temos um ótimo website.

Em termos de projetos, além de colaborar monetariamente no futuro, esperamos retribuir em grande parte usando nossos conhecimentos profissionais e voluntariando nosso tempo. Queremos dar assessoria a clubes e ONGs nas fases de concepção e avaliação das suas iniciativas. Ofereceremos análises para dar suporte a Rotary Clubs com seus projetos e informar rotarianos do mundo inteiro sobre melhores práticas em diferentes tópicos.

Em poucas palavras, nós prestaremos consultoria gratuita em prol de grupos vulneráveis. Um fator importante é que muitos de nós estamos ligados a Grupos Rotary em Ação ou fazemos parte da Cadre de Consultores Técnicos da Fundação Rotária. A título de curiosidade, alguns dos nossos associados fundadores foram bolsistas de Centro Rotary pela Paz.

Nós estamos formamos nosso clube com pouco menos de 40 associados, mas nossas portas estão abertas a todos. Se você quiser fazer parte, entre em contato comigo pelo e-mail rotarianeconomist@gmail.com.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s