Fluindo em direção à paz: o poder da água limpa

Por María Antonia Pérez, ex-Bolsista Rotary pela Paz e ativadora da paz positiva

Fiquei bastante entusiasmada com um projeto do qual participei na Bolívia sobre a importância da água para fins de estabilidade e prosperidade. Por sinal, o tema da celebração do Dia Mundial da Água, em 22 de março, foi “Água para a Paz”. Isso deixou bem claro para mim que este projeto na Bolívia demonstra a dedicação inabalável do Rotary em enfrentar os desafios globais, e que a paz positiva tem o poder de provocar mudanças sustentáveis.

A comunidade de CoroCoro participa da construção da infraestrutura hídrica.

Globalmente, segundo as Nações Unidas, 2,2 milhões de pessoas não consomem água potável e mais de 3 milhões dependem da água que passa pela fronteira de países. Isto traz desafios à cooperação e coloca em risco a quantidade e qualidade da água, constituindo ameaças exponenciais à estabilidade social e internacional.

Água, saneamento e higiene (WASH) não são apenas essenciais à saúde, como também cruciais à construção da paz.

Água para comunidades indígenas da Bolívia

Vários Rotary Clubs do Novo México, incluindo os de Hobbs, Lovington, Carlsbad, Eunice, Silver City, Albuquerque, West El Paso, Taos e Tucumcari, junto com o de La Paz San Jorge, na Bolívia, estão colaborando com o United4Change Center (U4C) e o Quaker Bolivia Link (QBL) na realização de um projeto hídrico inovador. Este projeto de 2024 visa fornecer água limpa e segura a duas comunidades indígenas da zona rural boliviana. Vale mencionar que estes clubes concluíram ações semelhantes em duas outras comunidades do país sul-americano, como parte do “Projeto Ampara”.

O acesso à água potável na zona rural da Bolívia representa um desafio significativo devido à contaminação e, muitas vezes, ausência de água limpa. Estes problemas de longa data estão se tornando insustentáveis com a crescente e profunda falta de água doce. Os efeitos das alterações climáticas agravaram a situação, ameaçando a saúde e o bem-estar dos moradores, incluindo as crianças, o segmento populacional que registra elevada incidência de diarreia e doenças transmitidas pela água, especialmente as menores de cinco anos de idade. Devido aos fortes ventos gelados, à redução das chuvas e à ausência de fontes naturais de água, as famílias mantêm práticas insalubres. As fontes d’água estão dispersadas em locais remotos, e a maioria das comunidades utiliza fossas rudimentares e inadequadas.

Crescendo juntos

O projeto visa capacitar grupos marginalizados e criar condições para a existência humana sustentável. Os trabalhos envolvem organizações colaboradoras, rotarianos locais e de outros países, governo e moradores. As organizações, selecionadas por rotarianos, oferecem treinamento, capacitação, ferramentas e sistemas de abastecimento de água. Em 2021, 72 famílias foram beneficiadas com a prevenção da covid-19 e a queda da incidência de diarreia graças ao aumento da lavagem de mãos.

O novo projeto “SoyAgua”, que visa levar água potável a aproximadamente 150 pessoas indígenas com a instalação de uma torneira em cada uma das 30 residências, algo inédito, está em andamento agora, em 2024. Também haverá instalação de pias, tanques e filtros nas calhas para coleta de água, o que, como um todo, melhorará a qualidade hídrica e criará subsistemas individuais para cada família. Cerca de 500 aldeões serão treinados e grupos de moradores cuidarão das funções administrativas e operacionais para garantir a operação e sustentabilidade do projeto.

Material educativo usado em treinamentos e campanhas de conscientização pública.

Participação de bolsistas e ativadores da paz

Os Rotary Clubs de Hobbs (Novo México) e San Jorge (Bolívia) têm uma longa tradição de envolver bolsistas nossos e ativadores da paz em seus Subsídios Globais. E não foi diferente com este projeto, que contou com a participação de Ximena Murillo, que foi Bolsista Rotary pela Paz e agora é CEO do U4C; Carla Murillo, rotariana da Bolívia e ativadora da paz positiva; Magdalena Zurita, que é da Argentina e foi Bolsista Rotary pela Paz; e da colombiana Maria Antonia Perez, que foi Bolsista Rotary pela Paz e é ativadora da paz positiva.

Este projeto inclui Pilares da Paz Positiva promovidos pela parceria entre o Rotary e o Instituto para Economia e Paz (IEP) ao abordar direitos humanos, igualdade e boa governança. Ao fornecer água potável e saneamento às pessoas, a iniciativa promove confiança entre comunidade e governo, inibe a ocorrência de disputas provocadas pelo controle hídrico e promove o desenvolvimento econômico e a coesão social nas comunidades marginalizadas.

Nas regiões onde os recursos hídricos são escassos, proporcionar acesso sustentável à água e ao saneamento não só evita conflitos, como também promove boas relações entre comunidades vizinhas que compartilham das mesmas fontes d’água.

Água potável não é apenas uma necessidade básica; é uma pedra angular para a paz, a prosperidade e o desenvolvimento sustentável. Com dedicação inabalável e foco na colaboração, o Rotary e seus parceiros estão garantindo que muitas pessoas, independentemente de sua origem ou circunstâncias, tenham este direito humano fundamental atendido.

Deixe um comentário