O Grupo de Companheirismo Internacional de Iatismo transformou minha experiência no Rotary

Por Angelica Mesistrano, comodoro do Grupo de Companheirismo Internacional de Iatismo

Você já se sentiu refém da rotina em seu Rotary ou Rotaract Club por não conseguir encontrar um meio de transformar sua paixão em ação? Foi exatamente assim que me senti dois meses depois de entrar para o Rotary Club da minha cidade. Eu estava entusiasmada com a ideia de ajudar o próximo e entrar em ação, mas houve muito aprendizado no início e eu não consegui fazer isso. Desapontada, pensei em deixar o Rotary.

Então, uma conversa informal com uma companheira de outra cidade mudou tudo. Quando comentei sobre minha desilusão, ela me convidou para uma reunião organizada pelo Grupo de Companheirismo de Difusão da Cultura Latina. “O que exatamente é um Grupo de Companheirismo?” perguntei, curiosa. Sua resposta restaurou meu entusiasmo.

Imagine um grupo de pessoas que compartilham dos mesmos hobbies, interesses ou profissões que você, mas que também compartilham dos valores do Rotary. Essa é a magia de um Grupo de Companheirismo! Imediatamente procurei um grupo que se alinhasse com meu amor por velejar – o Grupo de Companheirismo Internacional de Iatismo. Não hesitei em entrar em contato e, a partir daquele dia, o Rotary se tornou uma experiência totalmente diferente.

De repente, o Rotary era mais do que as reuniões ordinárias. Passou a ser uma conexão com pessoas afins, amizades além das fronteiras e o compartilhamento de uma paixão em comum, sem deixar de lado a defesa dos ideais do Rotary. Conhecer alguém novo no grupo significava camaradagem instantânea e um senso de pertencimento.

Acabei entrando para o Grupo de Companheirismo Internacional de Iatismo (IYFR, sigla que vem do nome em inglês) e, três meses depois, fundei a frota de Punta del Este, no Uruguai! Desde então, minha jornada rotária tem sido repleta de momentos maravilhosos. Participei de várias Convenções do Rotary, ajudei a organizar estandes na Casa da Amizade, conheci pessoas inspiradoras de todo o mundo e até fiz cruzeiros após as Convenções. Tenho amigos de diferentes culturas que enriquecem muito minha vida. Minha perspectiva sobre a internacionalidade do Rotary se transformou completamente graças à minha participação nos Grupos de Companheirismo. Você sabia que o IYFR está presente em 48 países? Somos um dos maiores e mais antigos grupos, com mais de 3.500 velejadores, ou, melhor dizendo, mais de 3.500 amigos velejadores e associados do Rotary.

E a melhor parte: meu envolvimento com o IYFR nunca atrapalhou meu compromisso com o meu clube. Já ocupei vários cargos internos, integrei equipes distritais e até fundei um novo Rotary Club. O Grupo de Companheirismo Internacional de Iatismo simplesmente permitiu que eu desfrutasse da minha paixão por velejar e aproveitasse o mundo multifacetado do Rotary.

Sinceramente, se eu não tivesse descoberto os Grupos de Companheirismo, talvez tivesse me afastado do Rotary. Esse programa abriu meus olhos para a verdadeira magia da nossa incrível organização.

Então, se você está se perguntando o que é um Grupo de Companheirismo, deixe-me dizer: é uma maneira de vivenciar o Rotary sob uma nova perspectiva. É uma forma de fazer amizades em todo o mundo, enriquecer sua experiência rotária com novas atividades e compreender verdadeiramente o alcance global do Rotary. Você pode servir à sua comunidade com habilidades especializadas, acolher novos membros que compartilham dos nossos valores e paixões, e promover o profundo compromisso do Rotary com o bem – tudo isso enquanto desfruta das coisas que mais gosta. Ficou interessado? Há um Grupo de Companheirismo ideal para você! Dê uma olhada na lista oficial para encontrar a opção mais adequada. E se você compartilha do meu amor pela água, o Grupo de Companheirismo Internacional de Iatismo terá o maior prazer em recebê-lo a bordo!

Você faz parte de algum Grupo de Companheirismo do Rotary? Qual deles? Deixe sua resposta nos comentários!

Deixe um comentário