Projeto “Bem-estar em uma caixa” reduz ansiedade e depressão entre estudantes do ensino médio

Por Rita Aggarwal, associada do Rotary Club de Nagpur na Índia, vencedora do Prêmio Pessoas em Ação: Campeões do Impacto 2024, diretora do projeto Bem-estar em uma caixa, e diretora-fundadora do Grupo Rotary em Ação por Iniciativas de Saúde Mental.

Imagine uma crise silenciosa afetando os jovens – um aumento na ansiedade, depressão, e mesmo suicídio. É uma realidade nacional que se reflete na minha região. Como profissional de saúde mental por 35 anos, eu vi os sinais de alerta. Houve 20% de aumento na ansiedade e depressão durante a pandemia de Covid. As mortes por suicídio também estavam aumentando, especialmente entre alunos do ensino médio. Por causa do estigma em torno da saúde mental, a conscientização e conhecimento do assunto eram baixos. Os jovens sofriam em silêncio e recorriam à última opção. Na Índia, onde 44% da população tem menos de 25 anos e um terço tem menos de 18 anos, este é um assunto crítico.

Mais de 4000 pessoas já fora beneficiadas pelo programa até o momento

Uma avaliação comunitária mostrou que a maioria das escolas não mantinha um conselheiro escolar/psicólogo e sequer consideram ter um. Professores e médicos na comunidade sentiram a necessidade de combater a crescente depressão, ansiedade e estresse entre os adolescentes.

O Bem-estar em uma caixa é um programa bem estruturado do Grupo Rotary em Ação por Iniciativas de Saúde Mental. Ele usa um currículo desenvolvido pelo Hospital Infantil de Boston na Escola de Medicina de Harvard que mostra aos pais, professores e alunos como prevenir a depressão, ansiedade e o suicídio. O programa não apenas conscientiza, mas também ajuda a desenvolver estratégias de enfrentamento e resiliência entre os estudantes e quebra o estigma ao iniciar conversas. Ao fazer uma parceria com o Rotary Club de Naples, na Flórida (EUA), em um subsídio global, nós lançamos o programa em 2022, quando as escolas reabriram após o fechamento da pandemia.

Uma segunda etapa foi criar líderes entre os alunos da escola para identificar e ajudar aqueles em dificuldade. O subsídio oferece um conselheiro/psicólogo em tempo integral para cinco escolas. Até o momento, 2300 estudantes e 2000 pais e professores já participaram do programa.

O projeto também ofereceu um diploma de meio período de um ano em aconselhamento escolar com a ajuda de uma faculdade de serviço social. Até agora, 20 professores das escolas conseguiram o diploma. Ao criar competências de aconselhamento escolar nos professores, esperamos fazer transição do psicólogo oferecido pelo subsídio aos professores tomando conta dos serviços de aconselhamento.

A resposta tem sido comovente. Temos pais e professores enxugando suas lágrimas, chorando abertamente, e compartilhando seus segredos, talvez pela primeira vez em suas vidas. Os professores se deram conta que eles precisam saber mais sobre a saúde mental das crianças e que ensinar matérias não é o suficiente. É uma experiência de humildade para eles. Os estudantes percebem que ‘a saúde mental é mais importante que as notas’!

Nós medimos os resultados com pesquisas antes e depois (da aplicação do projeto) com estudantes e professores e vimos o gráfico subindo na escala para conhecimento sobre depressão, confiança em buscar ajuda do conselheiro, e uma escala descendente em atitudes negativas em direção à depressão.

O impacto é visto na cidade inteira, com muitas escolas nos abordando para participar do programa, e mais professores se matriculando e custeando eles mesmos a certificação do diploma. Os professores certificados conduziram seminários de um dia inteiro com 400 diretores de escolas e professores sêniores sobre a importância do aconselhamento em escolas, problemas de saúde mental em estudantes, e o papel dos professores. Muitos outros Rotary Clubs e subdivisões distritais do Grupo Rotary em Ação por Iniciativas de Saúde Mental começaram a implementar o programa Bem-estar em uma caixa.

Tivemos uma boa cobertura de imprensa na mídia local e eu ficaria feliz se as quatro horas de cobertura curricular sobre prevenção à depressão continuasse a ser ensinada todos os anos para alunos e pais pelos professores certificados como conselheiros. Nosso sonho é que a Secretaria Estadual de Educação institucionalize o programa em todas as escolas: este seria o melhor impacto de longo prazo que poderíamos sonhar.

Traga o Bem-estar em uma caixa para sua comunidade

O Grupo Rotary em Ação por Iniciativas de Saúde Mental disponibiliza o toolkit “Bem-estar em uma caixa” gratuitamente on-line. Ele te equipa com tudo que você precisa para implementar o programa em suas escolas locais. Você também pode:

Juntos, nós podemos criar um mundo onde a saúde mental seja uma prioridade, não uma ameaça silenciosa.

Deixe um comentário