Por Claudia Urbano, departamento de Engajamento e Serviços do Rotary International

Embora grande parte do mundo tenha renovado suas prioridades ambientais nos últimos anos, ainda temos muito a fazer. O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente trata dos problemas causadores das crises atuais, como mudanças climáticas, agressão à natureza, perda da biodiversidade, poluição e desperdício. Nossa vasta rede de associados e recursos está à disposição de quem quiser trabalhar pelo meio ambiente.
Veja cinco maneiras de como agir em prol do nosso planeta:
1. Trabalhe com outro Rotary, Rotaract ou Interact Club
Comece ou amplie uma iniciativa ambiental junto com outro clube. O Rotary Showcase é o endereço certo para conhecer projetos e encontrar parceiros. Alguns exemplos:
- Na Índia, uma colaboração Rotary-Rotaract limpou as margens do Rio Purna removendo as oferendas deixadas pelos fiéis. A parte biodegradável, composta de alimentos e flores, foi transformada em fertilizante e doada aos agricultores da região.
- Com a participação de voluntários e dos alunos de uma escola local, os Rotary Clubs de Zacoalco de Torres (México) e de New Braunfels (EUA) plantaram milhares de árvores nativas no México para prevenir a erosão do solo. Eles também ajudaram a terminar a construção de um parque público.

2. Conte com um Grupo Rotary em Ação
Faça mais pelo meio ambiente com a assistência de um dos Grupos Rotary em Ação, que reúnem especialistas prontos para ajudar clubes e distritos a planejar e implementar projetos. Entre em contato com o Grupo Rotary em Ação pela Sustentabilidade Ambiental e o Grupo Rotary em Ação pelos Animais em Extinção.
3. Forme a sua comunidade global com um Grupo de Companheirismo
Os Grupos de Companheirismo são formados por pessoas de diversos países que compartilham do mesmo interesse, profissão ou identidade, sendo que muitos priorizam iniciativas ambientais. Com eles, você faz amizades ao redor do mundo e discute atividades e estratégias para proteger a natureza:
- O Grupo de Companheirismo de Compostagem congrega pessoas que querem aprender e ensinar sobre a transformação do lixo orgânico em material para restauração do solo.
- O Grupo de Companheirismo de Jardinagem Urbana fornece alimentos frescos, abre espaços verdes, recicla lixo e ajuda as cidades a combater mudanças climáticas.
- O Grupo de Companheirismo de Conservação da Vida Selvagem aumenta a conscientização e defende a vida silvestre.
- O Grupo de Companheirismo de Apicultura contribui à preservação das abelhas, que são polinizadores de grande importância, e ajuda os produtores de mel. Também aumenta a conscientização e compartilha estratégias de como mitigar a poluição ambiental, que impacta negativamente milhões de abelhas todos os anos.
Mesmo que muitos destes grupos não tenham o meio ambiente como tema, eles também priorizam iniciativas ambientais para que seus membros continuem desfrutando dos seus hobbies ao ar livre, como pesca, remo e esqui.
4. Doe à Fundação Rotária ou solicite um subsídio para projeto ambiental
Você pode doar a um projeto ambiental específico ou pedir financiamento para um projeto elegível.
5. Patrocine um NRDC para priorizar projetos locais
Um Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário (NRDC) é formado por pessoas de fora do Rotary que compartilham do nosso compromisso de mudar o mundo por meio do voluntariado. Seus membros fazem parcerias com Rotary Clubs no planejamento e execução de iniciativas comunitárias. Ao elevar o conhecimento, vozes e talentos dos moradores com uma profunda consciência das prioridades ambientais locais, podemos fazer projetos ambientais sustentáveis com os NRDCs, que contarão com o apoio da comunidade no longo prazo.
Escreva abaixo as suas ideias ou experiências que podem ajudar outros a trabalhar pelo meio ambiente.