Rotary Club se reúne no Metaverso usando avatares 

Por Juana Maria Serrano Marin, presidente do Rotary Club de Metaverso, Distrito 2203, Espanha

Há alguns meses, um orador convidado do Rotary Club do meu marido contou ao grupo sobre as vastas possibilidades do Metaverso como um ponto de encontro virtual. Pouco tempo depois, uma pessoa da Comissão de Desenvolvimento do Quadro Associativo do nosso distrito sugeriu que meu marido formasse um novo clube – no Metaverso.

O Metaverso é uma coleção de espaços on-line onde os usuários podem explorar a realidade virtual e aumentada. Os usuários podem criar avatares para lhes representar e depois interagir virtualmente com objetos e ambientes. Segundo a Wikipédia, o Metaverso é um mundo on-line 3D altamente interativo, focado na conexão social. Os primeiros componentes da tecnologia Metaverso têm sido usados no design de videogames por pelo menos duas décadas. Mas cada vez mais, empresas e outras entidades estão usando a tecnologia para alcançar pessoas e criar conexões sociais on-line.

Meu marido e eu estamos ambos familiarizados com o Metaverso. Não temos nenhum interesse específico na realidade virtual, mas estamos intrigados com as possibilidades de usar o Metaverso como um ponto de encontro e um lugar para informações digitais de fácil acesso.

Pouco depois da reunião do clube e com a ajuda do meu marido, comecei a trabalhar em uma plataforma 3D do Metaverso chamada Spatial e a construir um espaço virtual para um possível clube. À medida que a ideia foi avançando, despertamos cada vez mais interesse e reunimos associados em potencial suficientes para propor aos administradores distritais um clube centrado no Metaverso.  

Após um treinamento presencial em Alicante em 12 de novembro e outras etapas processuais necessárias, estávamos prontos para anunciar que éramos um dos primeiros Rotary Clubs do Metaverso. Fomos admitidos ao Rotary em 28 de novembro, com 15 mulheres e seis homens. A idade média no nosso clube é 42 anos, com dois associados de 20 anos (um deles foi transferido de um Rotaract Club).

As reuniões flexíveis e inovadoras do clube atraem uma base diversificada de associados e nos ajuda a alcançar novas demografias. Além disso, esta abordagem se alinha ao desejo do presidente eleito Gordon McInally de ter novos clubes que permitam ao Rotary existir em todos os lugares com um estilo que agrade a qualquer pessoa que queira fazer parte da organização e nos ajudar a fazer o bem. 

Não se trata de apenas mais um e-club. As reuniões são realizadas em nosso espaço virtual na plataforma Spatial. Há locais para reuniões virtuais, lugares para ver os comentários de outros associados e áreas onde a pessoa pode aprender sobre o Rotary e nossos projetos locais e internacionais. Os visitantes podem criar seus próprios avatares e circular pelo espaço, interagindo com o ambiente e outros visitantes. Eles não precisam de fones de ouvido ou qualquer outro equipamento para participar. Os controles podem ser manipulados com um teclado ou um simples menu de dispositivo móvel.

O que torna esta plataforma tão imersiva é que, após apenas algumas sessões, as pessoas se identificam com seus avatares e as experiências se tornam “pessoais”. É bem diferente de apenas participar de uma reunião pelo Zoom ou videoconferência.  

Naturalmente, embora nossas reuniões regulares sejam realizadas em nosso espaço virtual, nós também planejamos nos encontrar presencialmente. Todos nós gostamos de conversar e compartilhar momentos juntos em ambiente presencial. Tivemos uma sessão de treinamento presencial no dia 12 de novembro e todos os participantes estavam muito animados. Foi muito gratificante ver o quanto havia interesse e o quanto as pessoas queriam aprender.

Juana Maria Serrano Marin

Tenho certeza de que nossas reuniões e aquilo que oferecemos irão crescer e se adaptar junto com o Metaverso. Como qualquer outro clube, planejamos servir e buscar projetos que melhorem nossas comunidades no mundo real. No futuro, também encontraremos causas que poderemos abordar no espaço virtual. Para explorar este novo e empolgante empreendimento, acesse nosso site.

2 respostas em “Rotary Club se reúne no Metaverso usando avatares 

  1. Perfeito. São reuniões assim que gostaria de frequentar.
    Sou Rotariana Sócia Representativa do Rotary Clube Caraguatatuba Poiares, Distrito 4571, cidade de Caraguatatuba, São Paulo, Brasil.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s