Por Loretta Raider, líder da equipe do Projeto da Mediadores Sem Fronteiras em Serra Leoa e diretora do Grupo de Consultoria Raider, uma empresa global focada no desenvolvimento organizacional e na consolidação da paz.

A Mediadores Sem Fronteiras, parceira de serviços do Rotary International e organização que promove a paz e a mediação em comunidades do mundo inteiro, visa usar sua expertise em um novo programa de consolidação da paz em Serra Leoa. A entidade elaborou um treinamento com o objetivo de apoiar eleições pacíficas por meio do desenvolvimento da liderança e da transformação de conflitos – uma abordagem sistemática para apoiar a paz sustentável e a democracia no país. O lançamento do programa está previsto para maio, em antecipação às eleições de junho de 2023, que serão o quinto ciclo eleitoral geral desde o final da guerra civil em Serra Leoa, em 2002.
O programa híbrido, que engloba aprendizagem on-line e presencial, usará teoria e prática para aumentar a compreensão e o conhecimento dos participantes. O propósito é desenvolver habilidades para a resolução de conflitos, como escutar, informar, encontrar pontos em comum, facilitar e intermediar. Os participantes também terão acesso a sessões de coaching. O treinamento se concentrará em quatro grupos da sociedade civil que são críticos para o desenvolvimento sustentável da comunidade:
- Líderes comunitários (treinamento de consolidação da paz e capacitação de instrutores)
- Mulheres que aspiram a cargos políticos (desenvolvimento da liderança)
- Jovens (desenvolvimento da liderança e apoio para eleições pacíficas)
- Chefes tribais (treinamento de consolidação da paz)
Esta não é a primeira vez que a Mediadores se envolve com a consolidação da paz em Serra Leoa ou com o Rotary. A organização já treinou 600 pessoas de cinco regiões do país antes das duas eleições gerais anteriores, que foram amplamente avaliadas como bem-sucedidas – justas e livres, com forte engajamento cívico. Em 2012, a Mediadores Sem Fronteiras reuniu mais de 20 promotores da paz, incluindo universitários, professores, e grupos de mulheres e de jovens em Freetown. A avaliação das necessidades da comunidade e o diálogo subsequente viabilizado pela Mediadores ajudaram as pessoas a vislumbrar um futuro com eleições pacíficas em Serra Leoa. Isso também inspirou uma aliança, que está em rápido crescimento, de 40 organizações e indivíduos que trabalham em prol desse futuro.

Em 2018, a Mediadores trabalhou com associados do Rotary para organizar quatro workshops regionais, em Freetown, Magburaka, Kenema e Bo, para 300 participantes. Os workshops promoveram um diálogo significativo sobre a importância da tolerância política e de eleições pacíficas. Com base em uma avaliação das necessidades da comunidade e em dados coletados de grupos focais, a equipe identificou os desafios para as mulheres na sociedade e a necessidade de aumentar sua capacitação. A colaboração foi apoiada pela Fundação Rotária por meio de um Subsídio Global.
O programa de 2018 levou a um treinamento, em 2020, para 31 empreendedoras e possíveis líderes políticas. Pequenos grupos continuaram a se reunir on-line por meses durante toda a pandemia e hoje implementam projetos comunitários nas áreas de direitos da mulher, saúde da mulher, agricultura, educação, microfinanciamento, mudanças climáticas e treinamentos sobre liderança. Líderes comunitários, mulheres aspirantes a cargos políticos, jovens e chefes tribais estão convidados a participar do próximo treinamento em maio, que é gratuito. Para apoiar ou participar da iniciativa, levar construtores da paz a uma comunidade serra-leonesa ou implantar um programa como este em seu país, contate Loretta Raider, líder da equipe do Projeto da Mediadores em Serra Leoa, pelo e-mail lraider@mediatorsbeyondborders.org.