Por Christina Sweeney, departamento de engajamento e serviços do Rotary
Segundo a Organização das Nações Unidas, a pandemia de covid-19 interrompeu, e em alguns casos até reverteu, o progresso conquistado na saúde global. E isso sem contar a diminuição da expectativa de vida. Nos dias de hoje, é crucial disponibilizar assistência médica de qualidade e promover o bem-estar humano, especialmente àqueles mais vulneráveis dentre nós, como mães e filhos.

Com isso em mente, o Rotary viabiliza assistência e treinamento às comunidades visando aprimorar os serviços na saúde materno-infantil. Alguns exemplos dessas ações são a triagem itinerante para diagnóstico de câncer na Índia, as clínicas móveis de pré-natal no Haiti, e o suporte ao parto domiciliar na Nigéria. Nossos associados também se dedicam a garantir que mães e filhos possam ter um futuro saudável. Alguns exemplos:
- O Rotary Club de Abuja Maitama, Nigéria, distribuiu kits de pré-natal e ajudou na realização de sessões de discussão entre enfermeiras e parteiras sobre amamentação, vacinação e higiene durante e após a gravidez.
- O Rotary Club de Río Branco, Uruguai, abriu duas salas para o aleitamento materno em creches municipais.
- O Rotary Club de Shri Aurobindo College, Índia, organizou visitas a áreas carentes para orientar as moradoras quanto à higiene menstrual e distribuir absorventes íntimos.
- O Rotary Club de Englewood, EUA, realizou atividades para meninas de 8 a 18 anos de idade visando seu desenvolvimento emocional e de liderança.
Confira os seguintes recursos: