Por Imelda Mercedes Medina, MD-MPH em saúde e prevenção de doenças, presidente do Grupo de Companheirismo de Saúde Pública e da entidade Familias Unidas International, Inc.

“O futuro é feito por nós… A existência de cada um está intimamente ligada à existência de todos. A vida não é apenas o tempo que passa; ela é pontilhada de interações humanas … Basta uma única pessoa para que a Esperança exista. E esta pessoa pode ser você.”
Papa Francisco
Para nós, associados do Rotary, apoiar as nossas áreas de enfoque envolve proteger a saúde das pessoas e salvar vidas. É mais fácil atingir estes objetivos com a assistência do Grupo de Companheirismo de Saúde Pública. Promovemos esta abordagem colocando o ser humano no cerne dos cuidados médicos, participando de conferências, organizando webinars e desenvolvendo outras iniciativas de saúde pública. Neste processo, nós aprendemos muito e nos divertimos.
CONSCIENTIZAÇÃO
Alguns estudos apontam que até 88% das vítimas do tráfico humano são atendidas por um profissional da saúde durante seu tempo no cativeiro. Aproveitando o Mês Nacional de Escravidão e Prevenção do Tráfico de Pessoas, a Dra. Medina organizou e codirigiu o webinar Uma abordagem na assistência médica aos sobreviventes do tráfico humano centrada na vítima, com a participação de um painel formado por especialistas no assunto e na área de assistência individualizada ao paciente. O projeto foi realizado em parceria com The John J. Brunetti Human Trafficking Academy da Universidade de Direito de St. Thomas; Health Systems THRIVE Clinic, da Universidade de Miami; e Distrito 6990 do Rotary. Na ocasião, foram outorgados créditos de Educação Médica Continuada (EMC) e Unidades de Educação Continuada (UECs). A gravação do webinar está aqui.
CAPACITAÇÃO
Sailasya Munamarty, 16, formou-se no nosso programa RYLA para ganhar as habilidades que a ajudassem a cumprir sua missão de combater a exploração infantil. Ela foi convidada a visitar a Casa Branca, nos EUA, e recebeu vários prêmios. Sailasya tem trabalhado sob a supervisão da Dra. Medina e, com o apoio dos seus pais, atendeu aos requisitos de trabalho comunitário do RYLA executando atividades presenciais e on-line.

ENGAJANDO ROTARACTIANOS
Nós colaboramos com rotaractianos na proteção dos direitos das crianças por intermédio da campanha Um tratado para um bom tratamento. As crianças, seus pais, funcionários de escola e membros da comunidade souberam de mais detalhes quanto aos direitos das futuras gerações, e como promover estes direitos e proteger as crianças valendo-se da abordagem centrada no indivíduo. O objetivo era criar consciência sobre os Direitos da Criança, que incluem saúde, família, educação, identidade, proteção contra a violência, entre outros. Inicialmente, o projeto foi implantado em escolas do ensino fundamental. Porém, com a chegada da covid-19, decidimos continuar a campanha on-line usando os vídeos e cartazes originais que criamos. Realizamos reuniões pelo Zoom junto com Rotary Clubs e líderes de Grupos de Companheirismo, Grupos Rotary em Ação, e de outros programas.
ENVOLVA-SE
Veja como participar do Grupo de Companheirismo de Saúde Pública:
• Confira nosso blog e envie para nós os dados dos seus projetos de saúde pública para possível publicação.
• Siga-nos no Facebook
• Fique a par das conversas acontecendo no nosso grupo de discussão
• Entre para o nosso grupo (acesse o pedido de inscrição)
Aguardamos o seu contato!