Como participar do Intercâmbio Rotário da Amizade

Por Gianna Consalvo, Engajamento e Serviços do Rotary

Estruturado em torno de aspectos culturais, profissionais ou com fins de voluntariado, o Intercâmbio Rotário da Amizade dá a seus participantes a chance de conhecer outros países, prestar serviços e expandir sua compreensão e perspectiva globais.

Muitas vezes, o intercâmbio leva à formação de relacionamentos de longo prazo e parcerias entre as pessoas e os distritos.

Por causa da pandemia, muitos intercâmbios foram adiados ou adaptados ao formato virtual. Com base nos resultados da pesquisa que fizemos com os presidentes de Comissão Distrital de Intercâmbio Rotário da Amizade, muitos dos intercâmbios que foram adiados estão acontecendo presencialmente desde o início do ano rotário de 2022-23.

Um desses presidentes de comissão é Albert Olivas, que planejou um intercâmbio entre seu Distrito 4455 (Peru) e o Distrito 4195 (México). “Ficamos muito tempo sem interagir presencialmente uns com os outros, sem confraternizar, mas felizmente as coisas mudaram e voltamos a viajar para outros países e viver experiências únicas”, comemorou Albert. Certamente, ele não foi o único a ficar animado com o retorno do intercâmbio presencial.

Veja como você pode participar do Intercâmbio Rotário da Amizade:

  • Escolha neste mapa um ou mais distritos que estão abertos a intercâmbios e fale com o presidente da Comissão do Intercâmbio Rotário da Amizade do seu distrito sobre as opções e requisitos. Se a sua preferência for por país que não esteja marcado no mapa preencha e envie este formulário para que seja adicionado.
  • Convide seus amigos para participar do intercâmbio, que é aberto a indivíduos, casais, famílias e grupos, independentemente de serem ou não associados do Rotary.
  • Estabelecido o contato com o distrito do exterior, defina a temática do intercâmbio (cultural, professional, voluntariado), local, datas, transporte e acomodações da maneira que funcione melhor para ambos os distritos.
  • Tire muitas fotos enquanto estiver visitando a região anfitriã! Depois de voltar para casa, escolha algumas para acompanhar o relatório que você deverá enviar a rotary.service@rotary.org descrevendo a sua experiência. Compartilhe suas impressões sobre o programa, sugestões de como melhorar o relacionamento entre os dois países e o que você aprendeu sobre o trabalho do Rotary no país que visitou.    

Quer saber mais sobre como organizar um Intercâmbio Rotário da Amizade? Mande um e-mail para rotary.service@rotary.org.

Uma resposta em “Como participar do Intercâmbio Rotário da Amizade

  1. Olá tenho interesse em trabalhar em paises com necessidades de mitigação e prevenção de desastres naturais.Cordialmente ex bolsista rotária. Arlete Hildebrando de Arruda

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s