Como seus projetos podem apoiar mães e filhos

Por Nyreese Castro-Espadas, gerente das áreas de enfoque “prevenção e tratamento de doenças” e “saúde materno infantil”

Saúde materno-infantil refere-se à saúde da mulher durante a gestação, o parto e o período pós-natal, e à saúde das crianças menores de cinco anos.

De acordo com a OMS, nos países em desenvolvimento, 1 em cada 45 mulheres corre o risco de morrer por causas relacionadas a gestação, parto e cuidados pós-natal, em comparação com 1 em 5.400 nos países desenvolvidos. Cerca de 94% das mortes maternas ocorrem em países em desenvolvimento, e 80% delas podem ser evitadas com acesso a serviços de saúde reprodutiva, assistência pré-natal, atendimento especializado durante o parto e apoio após o nascimento do bebê. Além disso, estima-se que 5,2 milhões de crianças com menos de cinco anos tenham morrido, em sua maioria, de causas evitáveis e tratáveis.

O Rotary apoia atividades e treinamentos que melhorem a saúde materna e reduzam a mortalidade de crianças com menos de cinco anos. Nossos projetos aumentam o acesso à assistência médica, expandem os serviços de saúde, fornecem equipamentos médicos e treinam os profissionais da área. Quer você esteja planejando um projeto, fazendo parceria para um Subsídio Global ou se candidatando a um Subsídio de Grande Escala, as intervenções devem ser baseadas em evidências e centradas na comunidade.

Associados do Rotary em todo o mundo têm atuado na área de saúde materno-infantil: estamos treinando profissionais de saúde na Índia, instalando sistemas de vigilância de morbidade e mortalidade materna na Nigéria, e vacinando crianças nas Ilhas do Pacífico.

O Rotary continua comprometido com a saúde materno-infantil, e nossos associados podem:

  • apoiar programas de treinamento para profissionais da área médica e agentes comunitários de saúde;
  • realizar projetos que proporcionem acesso a cuidados pré-natais em comunidades carentes e vulneráveis;
  • educar as pessoas sobre a necessidade do atendimento pré-natal desde o início da gestação;
  • dar suporte a programas que forneçam imunizações para crianças menores de cinco anos;
  • fornecer informações e acesso a testes e tratamento do HIV e de outras doenças sexualmente transmissíveis, apoiar projetos para eliminar a transmissão do vírus da aids de mães para filhos e, ao mesmo tempo, aumentar o acesso a testes e medicamentos antirretrovirais.

Os associados do Rotary podem continuar envolvendo a Equipe de Consultores Técnicos e Grupos Rotary em Ação especializados em saúde materno-infantil, trabalhando com organizações comunitárias que lidem com necessidades de saúde similares e capacitando os membros da comunidade a tomarem decisões fundamentadas sobre a sua saúde.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s