A erradicação da pólio é uma das nossas iniciativas mais duradouras e significativas. Junto com nossos parceiros, ajudamos a imunizar mais de 2,5 bilhões de crianças contra a paralisia infantil em 122 países. Reduzimos os casos de poliomielite em 99,9% no mundo e não desistiremos até que a doença seja eliminada de uma vez por todas.

Para demonstrar apoio e causar impacto, a única coisa necessária pode ser uma ideia. Iniciativas individuais podem ser extremamente significativas. Veja a seguir como os associados do Rotary tem apoiado a luta contra a poliomielite pelo mundo.
Austrália
Andando de trem para acabar com a poliomielite
No Dia Mundial de Combate à Pólio, 24 de outubro, uma dupla dinâmica de pai e filho, Mark e Dave Anderson, do Rotary Club de Beecroft, percorrerão toda a rede ferroviária de Sydney em um único dia — visitando mais de 189 estações – para aumentar a conscientização e arrecadar US$1 milhão para a luta contra a paralisia infantil.

Nos últimos quatro anos, eles lideraram esse desafio e arrecadaram mais de US$ 450.000 (sem contar a equiparação da Fundação Gates).
Como se envolver:
– Acesse https://raise.rotary.org/dave-anderson/challenge e faça uma doação.
– Patrocine Dave e Mark: – $1 dólar por estação (ou até $10 dólares)
Japão
Ônibus adesivados
O Distrito 2630, no Japão, trabalhou com empresas locais para adesivar ônibus e promover a erradicação da pólio. As cores usadas são vermelho (em referência ao logotipo da campanha), roxo (um símbolo da vacinação por ser a cor usada para pintar os dedos das crianças imunizadas) e amarelo (uma alusão aos coletes usados pelos profissionais de saúde).

Além das palavras “END POLIO NOW”, um chamado à ação também fica em evidência. Os ônibus, com a presença do governador e de outros líderes distritais, estão percorrendo várias cidades.
Coreia
Caminhando para acabar com a poliomielite
O Caminho de Santiago é uma rede de peregrinações que leva à catedral de Santiago de Compostela, na Espanha. Hwamun Park, associada do Rotary Club de Incheon Sinsegae já fez a trilha muitas vezes.

Um companheiro rotariano a incentivou a ir até lá com a bandeira Elimine a Pólio, dizendo que doaria 1 dólar ao Fundo Pólio Plus por quilômetro percorrido. Ela achou a ideia brilhante.
De maio a julho, Park caminhou pela estrada com a bandeira e conheceu muitas pessoas. Algumas expressaram interesse, outras conheceram o Rotary e outras perguntaram se ela era médica. Em todas as interações, ela explicava sobre a pólio e o trabalho do Rotary para erradicar a doença.
França
Corrida contra a pólio
Michel Porhel, associado do Rotary Club de Laval Ambroise Paré, correu a Marathon des Sables em 2019 ostentando as cores da campanha Elimine a Pólio Agora. Após este sucesso, que lhe permitiu aumentar a conscientização sobre a erradicação da doença e o Rotary, e de arrecadar 5 mil euros, ele irá encarar a aventura novamente em 2023.

Em 21 de abril, Porhel começará uma corrida de 240 km no deserto do sul do Marrocos. E sua meta de arrecadação é ainda mais ambiciosa, pois ele está convidando patrocinadores para se juntar a ele e doará todos os fundos à campanha Elimine a Pólio Agora.
Áustria
Ultracicilista austríaco angaria 1,2 milhão de dólares para a luta contra a pólio
Onze dias, 6 horas e 45 minutos — este foi o tempo que Kurt Matzler, associado do Rotary Club de Innsbruck-Goldenes Dachl, levou para pedalar os quase 5 mil quilômetros da costa oeste à costa leste dos EUA na Race Across America, em junho. Ele terminou em sexto lugar na categoria individual, chegando a mais de 53 mil metros de altitude, enfrentando temperaturas de 50 graus no deserto de Mojave e tirando apenas 4 horas de descanso por dia.
Matzler, que já completou a mesma corrida várias vezes como parte de uma equipe de ciclismo, teve momentos particularmente difíceis desta vez: um desvio na rota com elevação adicional devido a um incêndio, condições de frio e umidade nas Montanhas Rochosas, e vários problemas com a bicicleta. No entanto, o esforço valeu a pena: 1,2 milhão de dólares foram arrecadados para a erradicação da poliomielite.
Rotary Clubs de todo o mundo são incentivados a registrar suas atividades e eventos alusivos ao Dia Mundial de Combate à Pólio pelo site: https://www.endpolio.org/pt/register-your-event