Por Quentin Wodon, presidente do Grupo Rotary em Ação pelos Refugiados, Deslocados e Migrantes
O ACNUR estima que há hoje mais de 100 milhões de pessoas deslocadas em todo o mundo. O número atingiu 89 milhões no final de 2021, de acordo com o último relatório sobre deslocamento global, e continua aumentando nos últimos seis meses, já que oito milhões de pessoas foram deslocadas na Ucrânia e seis milhões se tornaram refugiados em outros países.

Rotarianos e rotaractianos entraram em ação para responder à crise na Ucrânia. Até abril de 2022, as doações ao Fundo de Assistência em Casos de Desastres foram destinadas à ajuda humanitária para apoiar os refugiados ucranianos e comunidades afetadas pela guerra, com mais de US$ 15 milhões arrecadados. Até o momento em que este post foi redigido, a Fundação Rotária havia outorgado US$ 4,2 milhões por meio de 138 Subsídios de Assistência em Casos de Desastres alocados a 27 países. Os distritos podem continuar solicitando esses subsídios durante 2022 para apoiar as comunidades impactadas pela guerra.
Questões relacionadas a refugiados, deslocamento forçado e migração estão aqui para ficar, com a mudança climática provavelmente aumentando ainda mais o problema. Aqui estão cinco maneiras simples em que os associados, clubes e distritos do Rotary podem ajudar:
- Aumente a conscientização e divulgue a causa. Em muitas regiões do mundo, o apoio disponível para refugiados, deslocados e migrantes é inadequado. Rotarianos e rotaractianos podem ajudar a aumentar a conscientização sobre esta situação e defender leis e assistência humanitária, bem como investimentos em longo prazo por meio de acesso à educação e oportunidades de emprego. Os clubes podem dedicar reuniões para discutir formas de engajar seus associados. Você pode :
- Convidar refugiados e migrantes, ou agências que trabalhem diretamente com eles, para fazer apresentações.
- Organizar eventos em colaboração com os refugiados e migrantes e agências de reassentamento em sua comunidade.
- Explorar oportunidades de parceria com agências de reassentamento de imigrantes. Como um exemplo, graças a um associado do meu clube que leciona em uma universidade, a entidade disponibilizou duas bolsas de estudos integrais e alojamento para mulheres afegãs. Este tipo de advocacia faz a diferença!
- Apoie refugiados onde você mora. Muitos rotarianos e rotaractianos têm fornecido abrigo para refugiados. Outros estão os ajudando a fazer matrícula em escolas e encontrar emprego, ou simplesmente estão garantindo que suas necessidades básicas sejam atendidas. No mês passado, o Rotary International organizou um webinar sobre o apoio aos refugiados nos EUA (ouça a gravação em inglês). Há esforços semelhantes para acolher refugiados em outros países. Seja individualmente ou com seu clube, você pode se juntar a estes esforços.
- Participe de voluntariado. Os refugiados precisam de ajuda para se estabelecerem na nova comunidade e você pode ajudá-los. Caso fale algum outro idioma, você pode se voluntariar como intérprete ou ensinar a língua do seu país aos recém-chegados. Você também pode ajudá-los a desenvolver habilidades, redigir um currículo ou preparar-se para uma entrevista. Muitas vezes, as crianças refugiadas precisam de ajuda com a escola, portanto, considere dar aulas de reforço, organizar atividades recreativas após a escola ou ajudar na obtenção de livros na língua delas. Há muitas oportunidades para fornecer apoio e as organizações sem fins lucrativos locais que trabalham com refugiados podem orientar você ou seu clube sobre como se engajar.
- Implemente projetos internacionais. A maioria dos refugiados ao redor do mundo vivem há muitos anos em campos e assentamentos que não atraem a atenção da mídia. Os Subsídios Globais e Distritais da Fundação Rotária são ótimos recursos para oferecer melhores oportunidades aos refugiados dentro das áreas de enfoque do Rotary. Você também pode implementar projetos sem o apoio de subsídios da Fundação, especialmente se o tipo de apoio que você quer oferecer não for elegível a subsídio. Muitos projetos maravilhosos estão sendo realizados desta maneira, incluindo um que fornece refeições para os refugiados venezuelanos. Veja no Rotary Showcase outros exemplos de como a comunidade rotária está apoiando refugiados local e internacionalmente.
- Doe à Fundação Rotária e outras organizações de boa reputação. As doações são fundamentais para permitir que as organizações sem fins lucrativos prestem assistência a refugiados, deslocados e migrantes. Você pode apoiar as iniciativas lideradas pelos associados do Rotary doando a iniciativas lideradas pelo seu clube ou distrito, ou à Fundação Rotária. Você também pode fazer doações a outras organizações renomadas com longa história e experiência no reassentamento de refugiados.
Em novembro de 2020, o Grupo Rotary em Ação pelos Refugiados, Deslocados e Migrantes foi formado para ajudar rotarianos e rotaractianos, assim como clubes e distritos, com seus esforços de assistência. Junte-se ao grupo gratuitamente acessando o formulário on-line.