6 dicas de como usar a comunicação para atrair novos associados

Por Aurea Santos, especialista em Comunicação no escritório do Rotary International no Brasil*

Muitos clubes não dão a devida importância à comunicação por acreditarem que existem outras coisas mais importantes para se preocupar, como a atração de novos associados, por exemplo. Porém, a melhor forma de trazer novos associados ao seu Rotary Club é justamente investindo na comunicação.

Afinal, ninguém se associa àquilo que não conhece. Então, se você quer realmente ver o seu clube crescer, está na hora de focar nessa importante ferramenta. Para isso, te ajudamos com algumas dicas:

A comunicação é uma ferramenta estratégica para a atração de novos associados e associadas

1- Use as redes sociais do seu clube para falar com o público externo. As redes sociais do seu clube não devem ser usadas como álbum de recordação, cheias de fotos de reuniões e imagens posadas que nada dizem sobre as atividades que vocês fazem.

Poste imagens dos seus projetos, de Pessoas em Ação, dos associados realizando serviços à comunidade. Escreva um texto curto explicando a iniciativa, onde ela foi feita e quem foi beneficiado. Redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram devem ser usadas de forma estratégica. Deixe para compartilhar as fotos de eventos por Whatsapp.

Use o LinkedIn para anunciar vagas de voluntários no clube. Isso pode atrair o interesse e gerar interações de profissionais de sua região com sua página. É também uma forma de promover as ações do clube e atrair associados em potencial.

2- Convide pessoas para seu clube e escolha bem os depoimentos do evento. Ao receber convidados em seu clube, peça a um associado ou associada que compartilhe um depoimento destacando em que momento ele ou ela sentiu que o Rotary fazia a diferença em sua vida.

Foi participando de um projeto em uma comunidade carente? Foi ajudando a arrecadar fundos para a pólio? Foi usando seus conhecimentos na elaboração de um subsídio global? O compartilhamento desse momento individual de conexão pode ajudar seus convidados a entenderem o que o Rotary pode trazer para a vida deles.

3- Fale com a mídia, amplie o alcance de sua mensagem. Nossos clubes fazem projetos que beneficiam muitas pessoas, seja na área de saúde, educação, paz ou outras. São projetos que causam impacto e que, por tanto, são de interesse público.

Procure os meios de comunicação da sua cidade para divulgar esses projetos. Entre em contato com jornalistas que cubram temas sociais e envie informações sobre um importante projeto do seu clube. Saiba mais como realizar essa abordagem fazendo o curso Relações Públicas e seu Clube, na Central de Aprendizado.

4- Não use jargões e cargos desconhecidos fora do Rotary. Ao falar ou escrever para um público que não é associado ao Rotary, não use termos como governador, distrito, RDR ou outros que só fazem sentido para quem está dentro da organização. Use sempre uma linguagem clara, simplificando sua forma de comunicação.

Em vez de se referir a um distrito, fale sobre os estados que ele abrange. Em vez de governador, use líder regional. Sempre há uma maneira mais simples de explicar o que fazemos. Pode não ter o mesmo grau de precisão, mas vai ser facilmente compreendido por quem recebe a mensagem. E é isso que interessa.

5- Deixe claras as metas do seu clube e o impacto que elas terão na comunidade. Ao conversar com potenciais associados, explique o que o seu clube está fazendo e quais os objetivos dessas ações. Vocês fazem festas de arrecadação de fundos? Conte a eles ou elas para onde vai esse dinheiro depois, quem ele vai beneficiar, qual o problema que seu clube está ajudando a resolver na comunidade.

Quando as ações e as metas são claras e bem comunicadas, os associados se sentem mais engajados e estimulados a participar. Isso ajuda, e muito, na atração e retenção de pessoas.

6 – Responda sempre às mensagens de interesse, e rápido. Se você fez tudo certo até aqui, usou a redes sociais para divulgar as mensagens de seu clube, conseguiu até colocar um ou mais projetos na mídia local, conversou com algumas pessoas sobre o que elas podem fazer ao se associar ao seu clube, é bem provável que você receba formulários de interesse que chegam pelo nosso site.

E, então, o que você faz? Deixa as pessoas esperando semanas por um contato seu ou, pior, não responde nunca? Então, como é mesmo que você espera que seu clube cresça?

Ao receber um formulário de interesse de um potencial associado, uma mensagem pelas redes sociais, um e-mail, responda o mais breve possível. Se der, no mesmo dia ou, no máximo, na mesma semana. Fazer um bom trabalho com uma pessoa que demonstrou interesse é muito importante porque, naquele momento, você está representando o Rotary. Entre em contato, estabeleça um processo para atendimento destes associados, integre os dirigentes distritais e de clube para que o processo leve à admissão de mais um associado ou associada para seu clube.

Se ainda tiver dúvidas sobre como usar a comunicação para atrair novos associados, entre em contato pelo e-mail aurea.santos@rotary.org.

*Com a colaboração de Caio Cruz, especialista regional em Quadro Associativo


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s