Rotary Clubs e Habitat para a Humanidade Brasil fazem parceria para aumentar acesso à água

Por Carrie Golden, Engajamento e Serviços do Rotary

No início deste ano, os associados do Rotary de Caruaru Sul, em Pernambuco, e de Johnson City, no Tennessee, Estados Unidos, receberam um Subsídio Global para um projeto humanitário, chamado “Água para Vidas”, que estão realizando em colaboração com a Habitat para a Humanidade Brasil (Habitat Brasil), parceira do Rotary. A iniciativa irá melhorar a saúde e a qualidade de vida das famílias na região semiárida do nordeste do Brasil, fornecendo acesso à água tratada durante todo o ano.

Pernambuco recebe, em média, 800 mm de água, sendo que as chuvas se concentram principalmente em três meses do ano. Além disso, o estado recentemente sofreu sua pior seca em 50 anos. A infraestrutura inadequada de coleta e armazenamento dificulta o acesso à água tratada para cozinhar e tomar banho. Outras características geográficas contribuem para a crise hídrica na região, como solos com pouca profundidade, que reduzem a capacidade de absorção de água, e embasamento cristalino, o que limita os aquíferos subterrâneos. A escassez de água afeta de forma desproporcional as famílias de baixa renda, que têm uma  probabilidade menor de possuírem terrenos com fontes de água.

O Rotary Club de Caruaru-Sul (Distrito 4500), o Rotary Club de Johnson City (Distrito 7570) e a Habitat Brasil trabalharão para construir sistemas de cisternas que visam captar, armazenar e tratar a água da chuva para 42 residências em Riacho das Almas, um município com uma população de aproximadamente 18.000 pessoas. Além disso, o projeto irá educar as famílias sobre a higiene adequada da água, reduzindo os riscos de doenças dentro da comunidade. Famílias que vivem em áreas rurais sem acesso à água tratada e que ganham até US$ 200 por mês são elegíveis para receber uma cisterna. As casas também devem ter telhados que sejam capazes de suportar o sistema de captação de água. Felizmente, há mais de 10 anos a Habitat Brasil vem realizando melhorias nos telhados em Pernambuco, de modo que as casas atendem a esse requisito. 

Cada parceiro está contribuindo com fundos e ajudando a implementar o projeto. Além de anos de investimentos em infraestrutura, a Habitat Brasil irá treinar as famílias, contratar pedreiros e serventes, e gerenciar o processo de construção. Os associados do Rotary Club de Caruaru-Sul analisarão as famílias selecionadas para receber as cisternas, as despesas do programa e a construção. Os associados do Rotary Club de Johnson City participaram de uma construção piloto em março de 2019 e, posteriormente, apoiaram uma avaliação das necessidades da comunidade e o pedido de Subsídio Global. Em uma viagem pelo programa Global Village, da Habitat para a Humanidade, dois associados do Rotary Club de Johnson City planejam participar da análise final do projeto. As famílias também estarão envolvidas em todas as etapas de implementação – desde cavar o buraco onde a cisterna será construída e oferecer apoio aos pedreiros até participar da avaliação do projeto.

Duas mulheres com laços pessoais com o Rotary e a Habitat têm sido fundamentais para esta parceria. Wendy McIlquham, associada do Rotary Club de Johnson City e gerente da ReStore em Johnson City, uma afiliada de Habitat para a Humanidade, ajudou o clube local a iniciar o pedido de Subsídio Global após ir ao Brasil para participar da construção de 2019. Flávia Santos Inojosa, guia de um grupo de voluntários em meio período para Habitat Brasil e filha de um ex-governador de distrito, atuou como o principal elo entre os parceiros do projeto. 

O impacto será significativo e duradouro. As cisternas, que normalmente duram 50 anos, beneficiarão mais de 200 pessoas. O projeto melhorará especialmente a vida de mulheres e crianças que tradicionalmente caminham longas distâncias, por rotas muitas vezes inseguras, para buscar água. Rotary e Habitat para a Humanidade esperam que esta seja apenas a primeira colaboração de muitas para garantir o acesso sustentável à água nas comunidades do nordeste do Brasil.

A parceria do Rotary International com Habitat para a Humanidade International ajuda clubes e distritos a empoderarem comunidades locais por meio do acesso a moradias seguras e acessíveis, água, instalações sanitárias e práticas higiênicas, além de treinamento de habilidades para melhorar as oportunidades de emprego. Entre em contato com a Habitat para elaborar e implementar um projeto conjunto.

Uma resposta em “Rotary Clubs e Habitat para a Humanidade Brasil fazem parceria para aumentar acesso à água

  1. Magnifica ação assistencial, parabenizo as instituições envolvidas. Essas ações no entanto me fazem refletir o porque que um país como o nosso Brasil contemplado pela natureza com tudo que existe de bom e necessário para que todo brasileiro tenha uma qualidade de vida estupenda necessite de ajuda internacional para superar suas necessidades. Será que nossa sociedade civil organizada e séria não precisa mudar o fico?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s