Ideias para apoiar o acesso à água limpa e saneamento

Por Christina Sweeney, da equipe do Rotary Serviços & Engajamento

Hoje, dois bilhões de pessoas não têm acesso a serviços de água potável e 3,6 bilhões de pessoas não têm acesso a serviços de saneamento básico. Sem essas necessidades fundamentais, as pessoas ficam expostas a maiores riscos de doenças, impactando sua capacidade de ganhar a vida e frequentar a escola. Essa questão também impacta desproporcionalmente mulheres e meninas que, em muitas comunidades, são responsáveis por buscar água em fontes longe de suas casas.*

Menina pega água potável de instalação de filtragem em Karachi, Paquistão. As instalações foram construídas por meio de uma parceria de décadas entre Rotary Clubs e a Coca-Cola no Paquistão.

Março é o mês da Água, Saneamento e Higiene (WASH, na sigla em inglês) no Rotary. Por meio de programas nessa área, as pessoas em ação do Rotary mobilizam recursos, formam parcerias e investem em infraestrutura e treinamento que resultam em mudanças de longo prazo.

Veja como os associados do Rotary e os participantes de seus programas estão apoiando programas de WASH ao redor do globo:

  • Em Serra Leoa, o Rotaract Club de Freetown Sunset colaborou com uma empresa de engenharia local para construir um poço com bombas operadas manualmente para um orfanato local para tornar a água limpa mais acessível.
  • Na Nigéria, Rotary Clubs no estado de Enugu trabalharam juntos para organizar um seminário sobre a importância de ter acesso à água potável e maneiras como os habitantes locais poderiam aumentar seu acesso à água limpa, como com a construção de poços, a realização de campanhas sobre água e saneamento, e a realização do tratamento da água.
  • Na Índia, o Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário de Chennai Metrozone financiou a construção de duas estações de lavagem de mãos para uma escola secundária.
  • Nas Filipinas, o Rotary Club de Downtown Dagupan forneceu tanques de coleta de água para uma comunidade próxima para ajudar os moradores a coletar e armazenar água da chuva.
  • Rotary Clubs em Taiwan apoiaram a construção de uma estação de filtragem de água em uma escola de ensino médio no norte da Tailândia.

Inspirado para começar seu próprio projeto em WASH? Aproveite os recursos abaixo:

*UN Water: https://www.unwater.org/water-facts/water-sanitation-and-hygiene/

Uma resposta em “Ideias para apoiar o acesso à água limpa e saneamento

  1. Gostaria muito de ajudar o Rotary a disponibilizar água para as populações carentes no Brasil…sou geógrafo, estou aposentado e tenho disponibilidade de tempo…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s