Por Rebecca Crall, gerente da área de enfoque Promoção da Paz e Prevenção de Conflitos

A paz não acontece do dia para a noite. A paz é construída aos poucos, de modo consistente ao longo do tempo. Isso pode, muitas vezes, parecer contraintuitivo, e mesmo improdutivo, em uma cultura na qual a gratificação imediata é a norma. Enquanto o processo de promoção da paz é, em geral, silencioso, pessoal e complexo, é também uma das áreas mais importantes para dedicarmos nossa energia e tempo.
Muitos dos assuntos mais urgentes no mundo têm um forte componente de promoção da paz – pandemias, ameaças ambientais e conflitos políticos, tudo pode ser olhado pelas lentes da promoção da paz.
Mesmo estes desafios sendo complexos, o Rotary está bem preparado para fazer a diferença. Assim como nos comprometemos a erradicar a pólio, nós também podemos nos comprometer com uma visão de construir uma paz sustentável.
Começar pode parecer complicado, mas se dividirmos a tarefa em pequenas partes, é viável: pense localmente e se comprometa a se engajar no longo prazo. O trabalho de promoção da paz é dinâmico, mas uma vez que você começa a ver os padrões em sua comunidade local, encontrar uma solução vai ser mais óbvio.
Esteja você interessado em trabalhar em um clube ou pensando em um grande subsídio global, ou mesmo um subsídio de grande escala, aqui estão cinco importantes lembretes sobre a promoção da paz que irão formar a base para resultados fortes e sustentáveis.
- Esteja confortável com o desconfortável. As questões de paz e conflito são difíceis. Elas envolvem negócios confusos de ser humano. Quando falar sobre questões de luto ou desigualdade, haverá momentos nos quais as conversas ficarão desconfortáveis. Está tudo bem. Mantenha-se aberto.
- Toda paz é local. Questões de paz e conflito são quase sempre locais e únicas àquela comunidade ou região onde você está trabalhando. Trabalhe com organizações locais e confiáveis para aumentar as probabilidades de sucesso no que quer que esteja tentando fazer. Consultar as Ferramentas para Identificar as Necessidades da Comunidade do Rotary é um bom lugar para começar.
- Pense sobre o Sistema. Criar uma paz sustentável significa ver as causas e condições de paz e violência como um sistema interconectado. Quanto mais você puder pensar sobre os diferentes componentes do sistema, mais perto você estará de encontrar uma solução duradoura. Este vídeo (em inglês) estabelece quatro mudanças de mentalidade que utiliza sistemas de pensamento:
- Busque saúde, não uma missão cumprida
- Veja padrões – não apenas problemas
- Abra caminho para a mudança – não a imponha
- Planeje adaptar-se se necessário. Se algo não estiver funcionando, não permaneça no mesmo caminho.
- É uma nuvem, não um relógio. Alguns problemas são problemas relógio e outros problemas são problemas nuvem. Qual é a diferença? Um problema relógio é um que pode envolver mecanismos complexos, mas uma vez que você o resolve, você pode voltar a trabalhar novamente. Um problema nuvem é diferente. Um problema nuvem é mais complexo, imprevisível e diretamente afetado pelo mundo ao seu redor. Leia mais sobre problemas relógio e nuvem aqui (em inglês).
- Estabeleça programas para durarem. Enquanto seu programa deve garantir que seja sustentável no longo prazo, o ponto principal do desenho do programa deve ser desenvolver uma plataforma para diálogo – modos para os membros da comunidade se conectarem e permanecerem conectados. A promoção da paz é um processo, não um resultado ou produto para uso único. Quando pensar em que tipos de programas sua comunidade está interessada, pense em criar uma plataforma na qual as pessoas possam retornar ano a ano para se conectar e discutir a dinâmica em andamento de suas comunidades.
Estas são apenas algumas coisas para pensar neste complexo, mas importante mundo da promoção da paz. Para saber mais, faça esse curso online da Academia de Paz Positiva (selecione o idioma para escolher português) e leia sobre nossas oportunidades de subsídios globais para a promoção da paz.
Desde que me associei ao Rotary Club, venho me dedicando à Promoção da Paz e Prevenção de Conflitos.
Pois em um país extremamente desigual, e com histórico de pouquíssimo de investimento na educação, no Brasil, a violência se manifesta de várias formas e intensidade.
Elaboramos o projeto “Leitores da Paz” e estamos prontos para colocá-lo em prática.
CurtirCurtir
Desde que me associei ao Rotary Club, venho me dedicando à Promoção da Paz e Prevenção de Conflitos.
Pois em um país extremamente desigual, e com histórico de pouquíssimo de investimento na educação, no Brasil, a violência se manifesta de várias formas e intensidade.
Elaboramos o projeto “Leitores da Paz” e estamos prontos para colocá-lo em prática.
CurtirCurtir