Os diversos benefícios das reuniões virtuais

Por Dominica Pradere, ex-presidente do Rotary Club de Montego Bay, Jamaica

Quando as fronteiras da Jamaica fecharam por causa da pandemia de covid-19, em março de 2020, eu estava de malas prontas para uma viagem a Trinidad e Tobago. Lá eu planejava me conectar com outros associados do Rotary, como eu normalmente faço quando viajo. Naturalmente, fiquei triste e decepcionada por ter que cancelar meus planos. Lockdowns e toques de recolher, assim como restrições governamentais à circulação das pessoas, isolaram ainda mais muitos aposentados que, como eu, estavam tentando se proteger. Meu clube começou a se reunir on-line imediatamente. Fiquei sabendo que muitos clubes ao redor do mundo estavam fazendo o mesmo, e minha vida se transformou quando recebi uma planilha criada pelo Rotary Club de Mount Lawley, da Austrália, mostrando detalhes de clubes que haviam começado a se reunir virtualmente.

No início, eu não tinha ideia de quantos novos amigos e contatos eu faria sem sair da minha casa! Além disso, pude renovar os laços com associados que havia conhecido tanto aqui quanto no exterior ao longo dos anos. Participei de eventos virtuais de clubes e distritos de todo o mundo. Aprendi sobre projetos e ouvi excelentes palestrantes. Entrei para um Grupo Rotary em Ação que foi formado e estabelecido por rotarianas durante a pandemia. Participei virtualmente de festas e corais de Natal!

Compartilho aqui alguns aspectos do “Novo Normal” que me fortaleceram e me inspiraram à medida que explorei o mundo rotário on-line:

Companheirismo

Eu passei a maior parte dos últimos 20 meses sozinha em casa. Quando comecei a participar de reuniões on-line, fiquei feliz em me conectar com pessoas que tinham interesses parecidos com os meus. Até hoje participo regularmente das reuniões de certos clubes. Aprendemos sobre as famílias uns do outros e enviamos mensagens solidárias quando os associados ficaram doentes ou perderam entes queridos. Muitos dos companheiros que conheci on-line começaram a participar das reuniões do nosso clube, e criamos um grupo no Whatsapp chamado “Friends of Montego Bay”. A participação nas reuniões aumentou, uma vez que associados do Rotary da Índia, Uganda, Paquistão e Estados Unidos, assim como partes do nosso próprio distrito, tornaram-se visitantes assíduos.

Networking

Ao conhecer associados em reuniões e eventos, pude ajudar alguns clubes a se conectarem para colaborações em termos de projetos, informações ou apresentações.  Ao mesmo tempo, os associados que conheci em outras reuniões me colocaram em contato com rotarianos, clubes e grupos do meu interesse. Um companheiro da Índia me conectou às mulheres que estabeleceram o Grupo Rotary em Ação pela Saúde e Higiene Menstruais durante a pandemia.  Posteriormente, encaminhei um clube do Texas para este grupo, pois seus associados precisavam de assistência em um projeto voltado a meninas e mulheres no México.

Parcerias

Meu clube fez parcerias internacionais para muitos projetos. As oportunidades de parceria aumentaram drasticamente quando estabelecemos conexões virtuais. Fui convidada a apresentar o trabalho do meu clube pelo Zoom a vários clubes, o que levou a ofertas de assistência para alguns dos nossos projetos de combate à covid-19. O Rotary Club de Northampton, no Reino Unido, e o Carrollton Farmers Branch, nos EUA, fizeram doações para ajudar nas nossas iniciativas de distribuição de alimentos e tablets. O Rotary Club de Ottawa Metro, no Canadá, financiou uma caixa d’água para uma escola voltada a estudantes com necessidades especiais em Montego Bay. O meu clube, por sua vez, contribuiu para um Subsídio Global referente a membros protéticos no Sri Lanka.

Informações e treinamentos

As reuniões on-line têm permitido aos associados aprender uns com os outros como nunca, inclusive maneiras de conduzir boas reuniões pelo Zoom! Pudemos aprender muito sobre a forma pela qual os Rotary Clubs organizam seus projetos e atividades, e como a pandemia mudou nossas operações em várias partes do mundo.

Acesso a excelentes oradores

Conseguir bons oradores pode ser um desafio para alguns clubes.  A mudança para o ambiente on-line criou oportunidades para desfrutarmos de apresentações sobre uma grande variedade de tópicos em todo o mundo. Meu clube se beneficiou muito com isso, pois solicitei as informações de contato dos palestrantes que ouvi em outras reuniões.  Além disso, convidamos representantes de Grupos Rotary em Ação e outras organizações afiliadas ao Rotary, como a Aquabox.

A pandemia abriu um novo mundo de comunicação através do espaço virtual e, enquanto nosso mundo físico se contraiu, nosso mundo social se expandiu.

Embora a pandemia tenha dificultado a vida de todos nós, ela criou uma mudança de paradigma na forma de interagirmos socialmente. A pandemia abriu um novo mundo de comunicação através do espaço virtual e, enquanto nosso mundo físico se contraiu, nosso mundo social se expandiu. Como resultado, muitos clubes, inclusive o meu, decidiram que, mesmo após o fim da pandemia e a retomada das reuniões presenciais, continuaremos a nos reunir on-line regularmente para continuar colhendo os benefícios dos vínculos que criamos.

Veja mais dicas para organizar reuniões virtuais engajadoras.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s