Como trazer novos associados para o Rotary

Por Tom Gump, ex-governador do Distrito 5950, associado e ex-presidente do Rotary Club de Edina / Morningside, Minnesota, EUA

O lançamento da Sociedade de Desenvolvimento do Quadro Associativo criou um alto nível de entusiasmo quanto à admissão de novas pessoas e formação de Rotary e Rotaract Clubs inovadores. Como você atrai associados para o seu clube? De que maneira você une um grupo de pessoas interessadas em organizar um clube? Por ter trazido mais de 50 associados para o Rotary (nível ouro da Sociedade de DQA), gostaria de compartilhar algumas dicas.

Saiba por que as pessoas se associam ao Rotary

Um bom ponto de partida é ver os resultados do levantamento que fizemos sobre o motivo das pessoas se associarem ao Rotary. Dados da última pesquisa global do Rotary International indicam que a maioria dos respondentes ingressaram no Rotary ou Rotaract para serviços comunitários e amizades. Eles também listaram crescimento pessoal, desenvolvimento profissional e conexões profissionais como razões importantes para se associarem. Com isso em mente, garanta que seu clube ofereça tais oportunidades e divulgue-as aos associados em potencial.

Faça o convite

Isso pode parecer óbvio, mas se você não falar às pessoas sobre o Rotary E convidá-las para se associarem, a maioria não o fará. A pesquisa mostrou que mais de 85% dos novos integrantes ficaram sabendo sobre seus clubes porque um associado do Rotary os convidou pessoalmente. Não perca a chance. Convide familiares, amigos, colegas de trabalho, vizinhos e outros conhecidos para uma reunião ou evento e, depois, faça o follow-up com os interessados.

Participe da iniciativa “Cada Um Traz Um”

Considero a iniciativa do presidente Shekhar Mehta brilhante porque se concentra no que podemos fazer pelo crescimento do Rotary agora: atrair associados. Ela deixa claro que isso não é apenas responsabilidade da Comissão de Desenvolvimento do Quadro Associativo, mas de cada um de nós.

Destaque a proposição de valor do Rotary para os indivíduos

Como mencionado acima, precisamos ser muito claros com os possíveis associados sobre o valor que oferecemos e, então, cumprir a nossa promessa. Os resultados da pesquisa indicam que precisamos:

– ter uma variedade de projetos, tanto locais quanto internacionais;

– realizar eventos sociais envolventes e divertidos;

– fornecer oportunidades de desenvolvimento profissional;

– oferecer oportunidades para desenvolvimento de habilidades de liderança, incluindo nossa parceria com o Toastmasters;

– conectar veteranos experientes com profissionais mais jovens em relacionamentos de mentoria;

– oferecer oportunidades de networking além do clube; e

– tornar nossos eventos mais abertos à família.

Destaque a proposição de valor do Rotary para novos clubes

Às vezes, a melhor maneira de atender às necessidades dos associados em potencial é reunir um grupo de pessoas com ideias semelhantes e formar o núcleo de um novo clube. A proposição de valor que oferecemos a elas é a capacidade de se juntarem a outros indivíduos que também querem criar mudanças duradouras. Por que iniciar um novo empreendimento sem fins lucrativos quando você pode aproveitar todos os recursos do Rotary, seu longo histórico de gestão financeira e sua experiência no planejamento de projetos sustentáveis? A Fundação Rotária fornece apoio a projetos de subsídios. Grupos Rotary em Ação e Cadre fornecem apoio técnico. E os associados de clubes baseados em causas podem fazer muito mais do que apenas assinar um cheque para doação.

Todos os associados têm o que é preciso para trazerem mais pessoas ao Rotary. E, agora, há uma maneira de serem reconhecidos por isso. Estou ansioso para ver seu nome na Sociedade de Desenvolvimento do Quadro Associativo pelo apadrinhamento de novos associados. Se eu consegui, você também consegue!

Saiba mais sobre a Sociedade de DQA. Este novo programa reconhece associados que tenham apadrinhado pelo menos 25  novos associados.

4 respostas em “Como trazer novos associados para o Rotary

  1. Associado que sou ao Rotary Club do Rio de Janeiro – Tijuca (Distrito 4571) constato que o Clube, nesses últimos 6 meses, tivemos 7 admissões e nenhuma baixa,, num contexto distrital de crescimento líquido de 9 associados em 105 Clubes, ou seja, 7 / 9 = 77,8% do crescimento liquido do Distrito 4571. Tudo fruto do Planejamento Estratégico traçado e implementado pelo Clube.

    Curtir

  2. Motivado pelos comentários do Governador e Padrinho Joper Padrão, confirmo a importância do planejamento estratégico construído com liderança e participação dos associados. É um facilitador do engajamento para cumprir uma meta. Pelo números citados no Distrito é motivador participar deste marco. Vale ressaltar que os novos associados estão integrados aos mais antigos o que fortalece os laços de pertencimento e reduz a possibilidade de saídas. Parabéns a Presidente Isaura e aos companheiros por aceitar este desafio de integrar novos associados comprometidos.

    Curtir

  3. Sou associado representativo do RC de São Sepé, distrito 4780. Governador 20/21 e nosso trabalho foi intenso de retenção, para que todos nossos clubes permanecessem ativos.

    Curtir

  4. No meu entender, a melhor maneira de admitir novos associados e reter os já existentes é pela realização de projetos, principalmente com a participação da fundação rotária e um clube do exterior. Entretanto, pequenos projetos também, são importantes e de resultados imediatos. Em resumo, oque vale mesmo, são ações transformadas em obras ou benefícios, com a participação maior possível de rotarianos.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s