5 ingredientes para um Rotary Club de sucesso

Por Barton Goldenberg, ex-governador do Distrito 7620 (EUA)

Um ótimo bolo é feito com diferentes ingredientes que, ao serem misturados, produzem um resultado especial. Um ótimo Rotary Club também é assim. Veja a seguir os cinco ingredientes que eu encontrei na maioria, se não em todos, os Rotary Clubs de sucesso.

1. Identidade única

Há quatro clubes na minha cidade, Bethesa, no estado de Maryland. Embora eles estejam a uma curta distância uns dos outros, cada um tem sua própria identidade. O primeiro conta com 30 associados que já estão juntos há anos e fazem suas reuniões no horário do jantar; eles são generosos em suas doações à Fundação Rotária e ao nosso distrito. O segundo se reúne para o café da manhã e tem um bom equilíbrio entre associados mais velhos e mais jovens; eles têm grande envolvimento com Rotaract e Interact Clubs. O terceiro faz suas reuniões no horário do almoço e tem orgulho de suas tradições, estando comprometido com projetos locais e internacionais. E o quarto se reúne para o café da manhã e está comemorando seus 15 anos de existência, com associados de 11 países que falam nove idiomas.

2. Reuniões engajadoras

Não há uma fórmula única que seja a correta. A pandemia nos ensinou que precisamos ser flexíveis e criativos. Podemos fazer reuniões virtuais e presenciais, ou até mesmo usar uma mistura dos dois formatos. No entanto, todas elas precisam ser engajadoras. Clubes de sucesso dão uma razão para os associados participarem. Eles conseguem fazer isso com  palestrantes inspiradores e tópicos relevantes e atuais a cada semana. Em um dia você pode aprender sobre biologia marinha; no outro, sobre cães-guia para pessoas cegas. Eles fazem com que a parte de avisos e questões administrativas seja curta, e dão um toque mais pessoal às reuniões, designando alguns associados para receberem os novatos. Eles reservam tempo para homenagear os integrantes em seus aniversários e dão a todos a oportunidade de participar, independente do formato da reunião.

3. Programa de voluntariado estruturado e liderado pelos associados

Os serviços humanitários são o coração do Rotary e parte fundamental dos clubes de sucesso. Os associados querem oportunidades de fazer a diferença em sua comunidade e no mundo – e há muitas maneiras de fazer isso. Eles querem se concentrar mais em projetos locais ou internacionais? Querem enfatizar mais uma determinada área de enfoque? Uma pesquisa com os associados pode ajudar a definir essas prioridades. E a resposta pode mudar com o passar do tempo. Então, é importante fazer esse levantamento anualmente. Clubes de sucesso oferecem oportunidades de voluntariado que atendem à expectativas dos associados.

4. Desejo de socializar

Em clubes de sucesso, os associados gostam genuinamente de estar uns com os outros. Eles criam diferentes opções de socialização, seja durante uma reunião, um projeto, uma campanha de arrecadação ou um evento divertido, como “um dia na praia” ou outra atividade em grupo. Em clubes de sucesso, os associados frequentemente socializam fora do Rotary porque realmente querem passar tempo juntos. E os associados em potencial sentem o companheirismo entre os integrantes do clube, o que cria um ambiente divertido, acolhedor e dinâmico.

5. Liderança forte

Por trás do sucesso de um restaurante cinco estrelas estão o chef e os funcionários. Da mesma maneira, um clube de sucesso é o resultado de uma boa equipe de liderança. Você precisa de um presidente comprometido e visionário, que escolha seu time cuidadosamente. Esta equipe se reúne regularmente para debater novas ideias, resolver pendências e traçar um curso para as atividades voluntárias e sociais. Tais líderes definem a direção, servem ao clube e buscam conhecer as necessidades de seus associados. Eles também trabalham com afinco para identificar e cultivar futuros líderes.

Ao trabalhar para criar um clube de sucesso, pense em como você pode usar esses cinco ingredientes. Chefs famosos dizem que estão sempre testando novos ingredientes e combinações para determinarem o que mais agrada seus clientes. Da mesma forma, um Rotary Club de sucesso deve aprender as melhores maneiras de usar esses cinco ingredientes e adaptá-los para alcançar resultados excelentes.

7 respostas em “5 ingredientes para um Rotary Club de sucesso

  1. O artigo é correto. Me permito incluir no conjunto uma sexta prática importante para um Clube de Sucesso (ou um Clube Eficaz..): O planejamento estratégico em sintonia com aquele adotado por Rotary International. Joper Padrão PDG 2001-2002 Rotary Club do Rio de Janeiro – Tijuca Distrito 4571

    Curtir

  2. Pra mim, foi muito válido pois serei Presidente eleita no AR 2022/23.
    Sinto que tenho muito o que aprender.
    Gosto de desafios e estou aberta para novas conquistas. Apesar de ter só dois anos em Rotary, já tenho algumas coisas, que foram mencionadas, e pretendo enganjar mais os associados.

    Curtir

  3. Também gostei do artigo: simples, objetivo e de fácil aplicação que poderia ser implementada com foco num planejamento estratégico, inspirado no caléndário de desiguinações Rotária que temos e muitas vezes não usamos..

    Curtir

  4. Como Especialista Regional em Quadro Associativo, estou à disposição para ajudar a estruturar um programa de formação de líderes através do Programa de Orientação ao Novo Associado – este programa é muito importante e valioso para o quadro associativo.

    Curtir

Deixe um comentário