Mudando 2 milhões de vidas juntos

Por Victoria Ifould, oficial internacional de doações da ShelterBox

A ShelterBox é parceira do Rotary na resposta a desastres

Graças ao suporte dos clubes de Rotary e Rotaract ao redor do mundo, a ShelterBox já apoiou mais de dois milhões de pessoas em 98 países.

Juntos, nós ajudamos dois milhões de pessoas com ajuda de abrigo emergencial, itens essenciais e treinamento para ajudar na recuperação após um desastre ou conflito.

Phuleswari é uma dessas dois milhões de pessoas apoiadas pela ShelterBox. Quando o ciclone Amphan atingiu a Índia, ele destruiu a casa de Phuleswari e a maioria de seus pertences. As chuvas devastaram a região inteira, com as águas das inundações chegando aos joelhos de Phuleswari. A tempestade deixou a família sem nada.

Quando as inundações retrocederam, Phuleswari e seus filhos precisavam de um abrigo emergencial para sobreviver após a tempestade. A ShelterBox deu a eles lonas, cordas e ferramentas, assim como itens domésticos básicos.

“Todo mundo quer ter uma casa bonita. Um lar é um lugar para abrigo e apoio. Durante todo o dia, não importa onde estejamos, todos queremos voltar para casa. Um lugar para ser um abrigo, onde toda a família possa ficar junta em segurança e viver feliz”.

A parceria da ShelterBox com o Rotary

A ShelterBox começou em 2000 como o projeto do milênio do Rotary Club de Helston-Lizard no Reino Unido. Eles tinham por objetivo oferecer abrigos para 8 a dez famílias por ano.

Desde então, a ShelterBox se tornou uma instituição de caridade de atendimento em caso de desastres internacionalmente reconhecida. Graças ao suporte dos associados do Rotary e dos clubes ao redor do mundo, em 2012, a Shelterbox virou parceira de projetos do Rotary na assistência em caso de desastres.

É graças ao Rotary que pudemos crescer para nos tornar a organização global que somos hoje. Nós agora temos 15 afiliadas internacionais, cada uma fundada por rotarianos e rotaractianos e nos permitem apoiar aqueles que perderam suas casas após um conflito ou desastre.

A parceria entre o Rotary International e a ShelterBox tem um impacto globalmente significativo. Os clubes de Rotary e Rotaract ao redor do mundo oferecem um apoio imprescindível às ações da ShelterBox, de clubes que oferecem assistência no local a associados individuais do Rotary que se voluntariam como membros do Time de Resposta da ShelterBox.

Respondendo a um desastre ou conflito, os associados do Rotary podem ajudar a ShelterBox a fazer contatos nas comunidades, organizar a logística e apoiar as distribuições. Os associados do Rotary também podem participar em trabalhos manuais na avaliação de comunidades após um desastre, na implementação de um projeto, ou mesmo no monitoramento e avaliação. Os associados do Rotary também podem entrar em ação nesta parceria conectando sua própria comunidade com comunidades afetadas por desastres ao redor do mundo.

 “Nossas atuações no Sri Lanka e em Honduras são exemplos brilhantes do projeto de parceria entre o Rotary International e a ShelterBox trabalhando juntos para o bem da comunidade”. Alex Youlten, gerente de Parceria com o Rotary na ShelterBox.

Em maio de 2016, quando o Sri Lanka foi atingido por fortes inundações e desabamentos devastadores, a Shelterbox não poderia ter atuado sem o apoio do Rotary International e do Rotary Club de Capital City Sri Lanka. O Rotary Club de Capital City ofereceu um apoio logístico essencial, ajudando a encontrar acomodação, transporte, tradução e fazendo a ponte com o ministério de Gerenciamento de Desastres, o exército e as autoridades locais.

O rotariano Supem de Silva, que era o contato principal do Rotary no país com a ShelterBox, disse:

 “O conhecimento e os contatos locais que o Rotary tem no país irão definitivamente abrir portas e fazer com que as coisas aconteçam para a ShelterBox. Para o Rotary…[a parceria] ajuda a elevar a posição social e a aceitação do Rotary como uma organização de serviços. As sinergias de trabalhar juntos irão sem dúvidas ajudar ambas as organizações a oferecer uma resposta mais eficiente e efetiva após um desastre.”

Ao longo do ano passado, nossa parceria com o Rotary International foi mais importante que nunca. Quando as restrições de viagens causadas pelo coronavírus impediram a ShelterBox de atuar, os clubes de Rotary e Rotaract ao redor do mundo ofereceram um apoio essencial dentro dos países.

Quando Honduras foi devastada por dois furacões consecutivos no final de 2020, o Rotary Club de San Pedro Sula contatou a ShelterBox para ver como poderíamos trabalhar juntos para apoiar aqueles cujas casas tinham sido destruídas pelas inundações e desabamentos. Nós nos aliamos ao Rotary Club de San Pedro Sula, ao Habitat para la Humanidad Honduras e ao Habitat for Humanity International para apoiar aqueles que poderiam retornar a seus lares a fazer a limpeza e o reparo de suas casas.

O Rotary Club de San Pedro Sula teve um papel vital no atendimento, atuando como cossignatário e assumindo a grande e complicada tarefa de levar nossa ajuda para dentro do país. Eles coordenaram a chegada de onze contêineres de 40 pés, conseguiram e gerenciaram um local seguro para armazenagem e organizaram a parte logística. Eles também utilizaram a rede de contatos do Rotary e coordenaram outros Rotary Clubs das imediações para apoiar o Habitat For Humanity a selecionar os beneficiários, mobilizar as comunidades e distribuir ajuda.

 “Atendendo a esta emergência, o Rotary fez um trabalho incrível de bastidor. Sem o Rotary, teríamos sofrido para levar ajuda para dentro do país.” Celine Chhea, coordenadora de Operações da ShelterBox.

O conhecimento do país e as conexões do Rotary Club de San Pedro Sula foram imprescindíveis no atendimento a Honduras, eles ajudaram a nos comunicar com as comunidades e entender suas necessidades e estabelecer qual tipo de apoio era mais adequado.

O Rotary foi fundamental no crescimento da ShelterBox, ajudando a transformar a ShelterBox em uma instituição de caridade de atendimento em casos de desastre internacionalmente reconhecida. O Rotary está realmente no DNA de tudo que a ShelterBox faz.

Sanj Srikanthan, CEO da ShelterBox, disse, ‘É incrível ter apoiado 2.000.000 de pessoas desde que um grupo de rotarianos que entendeu o que é “servir aos outros” formou a ShelterBox 21 anos atrás. Há muito mais a ser pedido de nós nos anos que virão. Seremos lembrados de nossos valores compartilhados diversas vezes e testados a viver sob estes valores. Somos incrivelmente orgulhosos do que já alcançamos juntos, e estamos prontos para estar com vocês para mudar o mundo para melhor para famílias afetadas por desastres e conflitos.’

Saiba mais sobre o trabalho da ShelterBox e a parceria com o Rotary escrevendo para o e-mail rotaryrequest@shelterbox.org.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s