Crianças ajudando crianças: o Rotary trabalha com um orfanato para alimentar crianças de rua em Meru, Quênia

Por Dickson Ntwiga, membro da Equipe de Consultores Técnicos da Fundação Rotária e curador do Rotary Kenya Country Office

Em maio de 2020, quando os casos de covid-19 estavam aumentando no Quênia, nós, associados do Rotary Club de Meru, decidimos ajudar o grupo mais vulnerável da nossa comunidade: as crianças de rua no condado de Meru. Na época, o Quênia tinha acabado de reportar 758 casos de covid, com 42 mortes e 284 recuperações. Medidas significativas tinham sido implementadas para conter a transmissão do vírus. Escolas, faculdades e universidades fecharam, e houve um aumento de 50% nos preços de alimentos.

Foi um momento desafiador, mas decisivo que nos fez entrar em ação.

Rotarianos e crianças do orfanato Cloverleaf preparam alimentos para as crianças de rua.

Algumas das crianças que ajudamos vieram de áreas seriamente afetadas por gafanhotos próximas aos condados de Isiolo e Samburu. Mais de 300 estavam vivendo nas ruas de Meru sem qualquer apoio governamental.

Mesmo antes da pandemia, as crianças sem teto de Meru viviam em condições terríveis. Elas estavam agrupadas em quatro categorias:

  • Crianças que trabalhavam e viviam na rua o tempo todo, morando em abrigos temporários ou becos escuros.
  • Crianças que trabalhavam nas ruas durante o dia, mas voltavam para casa de suas famílias à noite.
  • Crianças que estavam na rua ocasionalmente, tais como à noite, nos fins-de-semana e durante as férias escolares.
  • “Famílias de rua”, crianças cujos pais também moravam nas ruas.

Ação conjunta e resultados

É neste cenário que o Rotary Club de Meru, em parceria com os Rotary Clubs de Grantham Kesteven; Lincoln Lindum; Middleton; Sittingbourne Invicta; Guildford Chantries; Northampton; Kimbolton Castle; St. Neots St. Mary’s; e Sleaford, no Reino Unido; e de Oakville, no Canadá, decidiram entrar em ação para aliviar o sofrimento das crianças de rua em Meru.

“Sendo uma “pessoa em ação”, como nos chamamos no Rotary, eu não poderia simplesmente ficar parada enquanto essas crianças morriam de fome”, diz Karen Kinya, uma das rotaractianas que coordena o preparo e a distribuição de alimentos para as crianças de rua.

“Agora, mais do que nunca, elas precisam da minha ajuda – e esta é uma oportunidade para eu colocar em prática os Valores do Rotary e o lema “Dar de Si Antes de Pensar em Si!”

Todos os dias, íamos ao mercado para comprar alimentos e gastávamos cerca de US$ 112. Depois, cozinhávamos e embalávamos as refeições no orfanato Cloverleaf, que eu fundei em 2014. As crianças do orfanato fizeram um trabalho incrível, ajudando a preparar, cozinhar e embalar refeições para crianças menos afortunadas que elas. Eram “crianças ajudando crianças”. Como resultado, mais de 88.000 refeições foram entregues a 300 crianças nas ruas de Meru.

O governo do condado de Meru soube do projeto e quis fazer parte desta história de sucesso. Assim, 150 das 300 crianças que alimentamos foram recrutadas para participar de um programa que visa mudar a mentalidade dessas crianças e oferecer treinamento prático. A primeira graduação do programa foi oficializada pelo governador de Meru, Kiraitu Murungi, em 11 de fevereiro de 2021.

Jacqueline, uma das crianças de rua beneficiadas, diz que a iniciativa forneceu mais do que apenas comida: “Toda noite, quando vejo rotarianos vindo nos alimentar, tenho esperança de um dia ser como eles. Eu quero ser policial e ajudar meninas como eu”. E ela acrescenta: “Mas, por enquanto, posso apenas agradecer aos rotarianos por me manterem viva, pois tenho a garantia de receber pelo menos uma refeição por dia”.

Veja mais informações sobre os projetos humanitários do nosso clube on-line. Esta história teve contribuição de: Caroline Newton, Richard Pennell, Joy Mwenda. Fotos cortesia de Kelvin Mwenda.

2 respostas em “Crianças ajudando crianças: o Rotary trabalha com um orfanato para alimentar crianças de rua em Meru, Quênia

  1. É o Rotary em ação onde a “fartura” de tudo se faz presente e a parceria dos Rotary Clubs de varios países juntos se dispõem a suprir as necessidades imediatas de alimentação, saúde, educação, emprego e esperança de se tornarem cidadães melhores e sonharem com um futuro promissor para si, para sua família,sua província, seu estado e seu país.Isso é ROTARY.

    Curtir

  2. Cultivar o espírito altruista desde criança é uma belissima ação, e é de grande destaque e necessidade de se replicar para todo o mundo… Ao praticarem ainda essa experiencia com crianças carentes para ajudar outras crianças em situação de abandono ainda em piores condições, mostra que todos, por mais carentes que sejam, ainda assim podem sentirem-se uteis, solidarios, e esperançosos de dias melhores…👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
    Ninguem é tao pobre, que nao possa dar sequer um sorriso…💙

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s