Meu intercâmbio na Espanha

Por Mia Henderson, participante do Intercâmbio de Jovens em 2019-20 (de Cedar Rapids, EUA, para Madri, Espanha)

Quando eu tinha 16 anos, o Rotary me proporcionou um experiência diferente de tudo o que já tinha vivenciado. Depois de participar de uma reunião sobre o Intercâmbio de Jovens do Rotary, decidi me inscrever para estudar na Espanha.

Foram meses de trabalho duro para me preparar e, sem me dar conta, a hora de arrumar minhas coisas e partir chegou. Fiz meu intercâmbio em 2019-20 em um país que nunca havia visitado e cercada por pessoas novas que falavam uma língua que eu não dominava. Embora aquele fosse o meu momento mais desafiador, eu estava me sentindo em paz.

Benefícios

Quando falo sobre todos os benefícios daquele ano, um fica no topo da lista: fiz as melhores amizades da minha vida! E estou falando de amigos de verdade; aqueles para os quais ainda ligo toda semana, mesmo um ano e meio depois do intercâmbio. São amigos ao lado dos quais fico contente, mesmo sem trocarmos uma palavra.

A segunda família anfitriã que me recebeu durante o intercâmbio tem uma filha que irá se mudar de Madri para a Geórgia, aqui nos EUA, para fazer faculdade. Eu planejo encontrá-la no aeroporto e ela ficará na minha casa até se mudar para o campus. Tenho muita sorte de ter mais duas famílias agora!

Confiança e autoestima

Antes do meu intercâmbio, eu tinha problemas alimentares, ou melhor, dificuldade em comer. O maior desafio da minha juventude foi aprender a me amar e aceitar minha aparência.

A cultura espanhola gira em torno do amor e da comida. E isso se estende até mesmo àqueles que não fazem parte da sua família – algo que nunca vivenciei nos Estados Unidos. Eu me sentia muito feliz lá, independente se fosse por um abraço apertado da minha irmã anfitriã ou um convite para um belo jantar com o Rotary Club de Tres Cantos, em Madri.

Poder passar tempo com pessoas tão carinhosas abriu meus olhos para o meu distúrbio alimentar. Sinceramente, não sei se eu teria a autoconfiança necessária para superar o meu problema se não tivesse ido à Espanha. Presenciar tanta bondade e amor verdadeiro me ensinou que há muito mais coisas no mundo do que aquilo que se come.

Emprego dos sonhos

Alguns dos meus problemas alimentares estavam relacionados ao meu amor pela comida. Eu sou uma verdadeira entusiasta da gastronomia. Experimentar todos aqueles novos sabores da Espanha me ensinou que por trás de cada prato há uma história, e eu quero contá-la. Foi aí que comecei a focar no meu blog sobre comida e a transformar os pratos espanhóis em receitas saudáveis e acessíveis on-line.

O blog Mia’s Low Carb Life tem de tudo, desde torrone espanhol sem açúcar até cordeiro assado na cozinha da minha primeira mãe anfitriã! Cozinhar com minhas famílias espanholas resgatou a alegria e a confiança que um dia eu tive na cozinha, e seu apoio também fez com que eu voltasse a acreditar mais em mim mesma.

Olhando para trás

Passei sete meses na Espanha antes da pandemia de covid-19. No entanto, pensando na nossa segurança, o Rotary pediu que os intercambistas voltassem aos seus países. Mesmo breve, meu intercâmbio me ensinou a ficar sozinha. Digo isso da melhor maneira possível, porque você não pode ser feliz com os outros se não tiver encontrado aquilo que o faz feliz por dentro.

No meu caso, reencontrei meu amor pela comida e pelos esportes, podendo me expressar em ambas as atividades. Voltei a levantar peso e consegui o emprego dos meus sonhos. Agora, sou chefe da equipe de receitas no blog de alimentos cetogênicos KetoConnect, cozinhando e escrevendo todos os dias. Sem minha experiência de intercâmbio, eu não teria tido a confiança necessária para prosseguir nesse trabalho.

Meu conselho para outras pessoas que estiverem considerando o Intercâmbio de Jovens do Rotary é que mergulhem nessa ideia. Não há palavras suficientes para descrever o Intercâmbio de jovens – ele mudou a minha vida e moldou a pessoa que sou hoje.

Nota do editor: devido à pandemia de covid-19 e ao desequilíbrio global no que diz respeito ao acesso às vacinas, o Conselho Diretor do RI suspendeu o Intercâmbio de Jovens no formato presencial até junho de 2022. No entanto, os intercâmbios virtuais são uma ótima alternativa, proporcionando aos jovens uma oportunidade única de conhecer e colaborar com pessoas de outras culturas e comunidades on-line. Os intercâmbios presenciais serão retomados em julho de 2022. Saiba mais.

Uma resposta em “Meu intercâmbio na Espanha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s