Paz mundial: destaques do relatório mais recente do IEP

Por Michael Collins, diretor executivo do Instituto para Economia e Paz das Américas 

Em junho, o Instituto para Economia e Paz (IEP) divulgou o 15º relatório anual sobre o Índice Global da Paz, uma das principais maneiras de mensurar o nível mundial de pacificidade. Desde 2017, a parceria estratégica entre o IEP e o Rotary fornece aos associados novas ferramentas para construírem a paz em comunidades ao redor do mundo. Tem sido um prazer trabalhar com associados do Rotary durante o processo de criação de índices globais de paz.   

O que o último relatório revelou? Bom, há boas e más notícias. No geral, o Índice Global da Paz de 2021 revela que conflitos que duram há décadas estão começando a diminuir. Mas, ao mesmo tempo, a agitação civil e a instabilidade política estão criando novos desafios à medida que o mundo começa a se recuperar da pandemia de covid-19. Pela nona vez em 12 anos, o nível de pacificidade global diminuiu, porém, este foi o menor declínio já registrado. 

O relatório também observa que a deterioração da paz ocorre mais rapidamente do que a sua construção. Embora isto possa ser desanimador para alguns, eu vejo como um desafio que os associados do Rotary têm enfrentado há mais de 100 anos ao abraçarem a paz como uma pedra angular da missão humanitária do Rotary.

A paz é muito mais do que a ausência de violência. A Academia Rotary de Paz Positiva introduz o conceito da paz positiva, a qual descreve as atitudes, estruturas e instituições que sustentam sociedades pacíficas. O IEP criou uma estrutura conceitual, conhecida como os Pilares da Paz, que apresenta um sistema com oito fatores que trabalham em conjunto para construir a paz positiva. Criados com base na análise estatística de mais de 24.000 conjuntos de dados, os Pilares da Paz fornecem um roteiro para superar adversidades e conflitos, e para construir a paz duradoura.

Em 2020, o Rotary criou o programa de ativadores da paz positiva visando tornar o conceito mais tangível para seus associados. Até 2024, 180 novos ativadores da paz positiva serão treinados em seis regiões ao redor do mundo. Após completarem um treinamento de 20 horas, os ativadores da paz positiva saem do programa prontos para trabalhar com clubes e distritos como consultores de projetos, instrutores e palestrantes em eventos rotários. Atualmente, existem grupos de ativadores nos Estados Unidos, Canadá, América Latina e Europa. Em breve, os treinamentos também serão oferecidos na África e na Ásia.

Embora a paz seja uma questão complexa, nunca tivemos tantas ferramentas e uma boa estrutura para medir nosso progresso. Junte-se a nós para criar um impacto duradouro e positivo nas comunidades ao redor do mundo.

Saiba mais sobre a Parceria Rotary-IEP ou contate o coordenador do projeto, Summer Lewis.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s