Por Elizabeth Usovicz, diretora do Rotary International, zonas 30 e 31
As conexões do Rotary são poderosas, tanto para atuais associados quanto para os futuros. Depois de 16 meses de confinamento, negócios on-line e reuniões virtuais do Rotary, eu encontrei recentemente uma antiga cliente para um almoço. O restaurante que escolhemos estava tranquilo aquele dia, e a área de refeições estava vazia exceto por uma única mesa.

Nossos companheiros de refeição eram dois homens jovens de diferentes raças. Eles pareciam falar sobre trabalho quando minha cliente e eu nos sentamos à uma mesa perto. Nós não focamos na conversa deles até que nossos ouvidos super atentos ouviram um deles dizer “Rotary”.
Expandindo a conversa
Minha cliente é ex-presidente de seu Rotary Club, e nós duas começamos a escutar a conversa dos dois jovens. Um estava explicando o lema do Rotary, Dar de si antes de pensar em si, e os projetos de seu Rotary Club local. “Eu tenho que me apresentar”, eu disse empolgada à minha cliente. Ela riu enquanto eu saia da minha cadeira e ia em direção à mesa deles.
Eles olharam surpresos quando eu me aproximei. “Com licença”, eu sorri. “Minha colega e eu ouvimos quando você disse “Rotary” e nós gostaríamos de nos apresentar”. Eu apontei para o meu pin. “Nós também somos associadas do Rotary!”
Cada Um Traz Um – e além
Acontece que um dos homens, Jeff, é associado do Rotary Club de Lee’s Summit, no Missouri. Ele estava explicando sobre o Rotary para o Jordan, um associado em potencial.
Jordan ficou entusiasmado com nossa conexão com o Rotary, que acontece todos os dias para associados do Rotary em todo o mundo. “Uau”, ele disse. “Quer dizer que as pessoas no Rotary simplesmente encontram umas as outras desse jeito?” Minha cliente, Jeff e eu sorrimos. “Nós todos servimos”, respondi. “Somos pessoas de diferentes origens, todos os estilos de vida, e todos nós servimos nossas comunidades”.
A conversa foi breve e simples, mesmo assim, foi um momento de orgulho rotário e propósito para três associados do Rotary. Para o Jordan, foi um exemplo marcante da força da rede do Rotary e de nossa capacidade de conectar pessoas nas comunidades.
Cada um de nós é um modelo para o crescimento do Rotary
Desde aquele almoço, o Jordan já visitou o clube do Jeff duas vezes e está no caminho de se tornar um associado. O apoio do Jeff à iniciativa presidencial “Cada Um Traz Um” me fez abordar três associados em potencial.
E se cada um de nós fizesse o mesmo? E se cada um de nós incentivasse a formação de um novo clube? Nesta mesma época do próximo ano, nossa rede do Rotary e nossa capacidade de conectar as pessoas em todo o mundo será ainda mais poderosa. Tudo o que precisamos fazer, como o Jeff, é ser um modelo para a iniciativa Cada Um Traz Um. Encontre os seus Jordans e os convide para almoçar.
Elizabeth Usovicz é associada do Rotary Club de Kansas City-Plaza, Missouri, Estados Unidos, e diretora do Rotary International para as zonas 30 e 31. Ela foi uma das homenageadas como Mulher em Ação do Rotary International na Casa Branca em 2014.
Fantástico. A força da mulher no Rotary!
CurtirCurtir
Pelo Facebook encontrei antigos alunos. Uma delas curtiu muito o post que coloquei na página do clube e na minha própria. Depois de alguns esclarecimentos convidei-a para assistir nossas reuniões depois para fazer uma palestra. Quando a convidei para se tornar rotariana a resposta foi um grande Sim.
CurtirCurtir
Como admirador desta nobre instituição, achei oportuna a ideia.
CurtirCurtir