Fazendo o Rotary crescer através do programa de candidatos à associação

Por KR Parthasarathy, governador assistente do Distrito 3150 (Hyderabad, Índia)

Fazer algo de bom no mundo rotário sempre foi minha paixão, e o alcance e acesso que tive como governador assistente no meu distrito, na Índia, permitiu que eu alcançasse este objetivo.

Meu esforço para fazer o Rotary crescer na minha região começou com a ideia para reavivar o Rotaract Club de Secunderabad, de 52 anos de existência. Baseado na comunidade, o clube foi fundado em abril de 1968 e é um dos Rotaract Clubs mais antigos do mundo. Até alguns anos atrás, o clube estava inativo, com pouca atividade e engajamento dos seus associados. Começamos no topo, renovando a liderança e recrutando pessoas motivadas e ativas. Como resultado, admitimos 30 associados e descobrimos maneiras de envolvê-los em serviços comunitários de que eles se orgulhavam de participar.

O Rotaract Club de Secunderabad Medicos doou camas para o tratamento de covid-19 no Gandhi Medical Hospital

Follow-up com os candidatos à associação

Os nomes de candidatos à associação que me foram encaminhados me ajudaram a entrar em contato com muitos jovens, estudantes e empresários interessados em saber mais sobre o Rotary. Em nossas conversas (sempre faça o follow-up com os candidatos à associação!), eles indicaram o desejo de fazer parte da nossa organização. Uma dessas interações foi com Kaanthi Rama, estudante de medicina da Gandhi Medical College, em Secunderabad. Por meio dela, conheci muitos outros estudantes e formamos o Rotaract Club de Secunderabad Medicos, com cerca de 70 associados.

Rama, que se tornou presidente do clube, e os outros associados se sentiram tão inspirados pelo Rotary que decidiram organizar um clube baseado em comunidade para que pudessem continuar servindo, mesmo depois de se formarem na faculdade.

Embora Rama quisesse acrescentar ao clube mais associados de outras faculdades de medicina, eu a convenci a ajudar a organizar novos clubes em outras faculdades. Assim, dois novos Rotaract Clubs foram formados – um no Osmania Medical College, com 138 associados, e outro no Apollo Medical College, com 130 associados. O resultado foi que, pela primeira vez na história do nosso distrito, o Rotaract teve 350 novos associados.

Seja persistente

Tive uma longa conversa semelhante com a estudante de engenharia Bhuvansehwari, em Hyderabad, que queria entrar para o Rotaract. Após várias conversas com a jovem, consegui motivá-la a reunir um grupo de pessoas com os mesmos interesses para formar o Rotaract Club de Go-Getters. Com 25 associadas, este foi o primeiro Rotaract Club feminino do nosso distrito.

Fundar um Rotary Club como representante especial do governador foi uma tarefa maior para mim. Mas, graças ao grande apoio que recebi do presidente da Comissão de Desenvolvimento do Quadro Associativo do nosso distrito, Srinivas Peddi, consegui reunir 29 associados de várias profissões, dos quais um terço eram mulheres. Após três meses de muito diálogo, fundamos o Rotary Club de Secunderabad New Horizon, o primeiro patrocinado pelo meu clube em aproximadamente 20 anos.

Associados do Rotary Club de New Horizon plantam mudas de árvores para preservar o meio ambiente e prevenir a poluição

Resumindo: use suas conexões na liderança para organizar conversas com associados em potencial; entre em contato com os candidatos à associação cujos nomes receber; motive essas pessoas a recrutar outras ao seu redor; e seja persistente. Pode ser um esforço considerável, mas a satisfação de ver nossa organização crescer e admitir novos associados realmente vale a pena!

Uma resposta em “Fazendo o Rotary crescer através do programa de candidatos à associação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s