Rotary: trailer renova sorrisos em comunidades carentes

Por Aurea Santos, especialista em Comunicação do Rotary International

Uma iniciativa do Rotary Club de Maringá-Sul, no Paraná, está ajudando a colocar um sorriso mais saudável na boca de centenas de pessoas atendidas pelo Projeto Sorrir, que leva atendimento odontológico a comunidades carentes.

Desde 2007, a dentista Gissela Castelli, que atua pelo movimento missionário Jocum, já prestava atendimento gratuito à população com um consultório portátil, levado dentro de uma mochila. Em fevereiro de 2019, no entanto, esse projeto entrou em uma nova fase, com a doação feita pelo Rotary de um trailer novinho todo equipado para os atendimentos dentários.

Trailer deu mais qualidade e conforto aos atendimentos dentários

A ideia de melhorar a estrutura dos atendimentos comunitários feitos pela dentista veio quando seu trabalho cruzou com uma outra iniciativa do Rotary, a de um escovódromo.

André Giandon, associado do Rotary Club de Maringá-Sul que liderou o projeto do trailer, conta que outro rotariano, o também dentista Alexandre Ogava, conduzia o projeto do escovódromo, que levava pias portáteis com biombos a diferentes lugares da cidade para ensinar crianças a escovarem corretamente os dentes.

Em uma das ações em que os projetos de Gissela e Alexandre se encontraram, surgiu a ideia da parceria e a oportunidade de oferecer um atendimento dentário com mais conforto e qualidade aos pacientes mais necessitados.

Com a expertise de diferentes associados do clube, o projeto do trailer foi desenvolvido em parceria entre a dentista e os associados do Rotary. “A gente tem associados que são engenheiros mecânicos. A Gissela fez as especificações do trailer com o Alexandre e aí outros associados entraram na discussão de como seria o trailer ideal e como fazer essa montagem”, explica André.

O projeto teve um investimento de quase US$ 44 mil e levou cerca de um ano para ficar pronto, tempo necessário para a montagem do trailer e a obtenção das autorizações necessárias para o funcionamento. Para que fosse concretizado, o projeto recebeu aporte de outros clubes da cidade de Maringá e do Rotary Club de St. Simons Island, nos Estados Unidos.

“O trailer veio para agregar mais excelência e conforto. Hoje, a gente consegue fazer um atendimento melhor, mais humanizado”, destaca Gissela. Além de um melhor atendimento à população carente, o equipamento trouxe a oportunidade da participação e treinamento de outros profissionais, como os alunos de odontologia da UniCesumar, e dentistas interessados em ajudar quem necessita.

Projeto teve investimento de quase US$ 44 mil

“Posso dar oportunidades a colegas que tinham vontade de participar de um projeto, mas não tinham acesso, então, o trailer dá essa oportunidade. E não apenas a profissionais, mas para alunos em formação, que têm a oportunidade de atender casos clínicos diferentes, que vão agregar na formação acadêmica e, mais do que tudo, oferecer atendimento a pessoas que não tinham condição nenhuma de ter um tratamento odontológico”, comenta a dentista.

Com o trailer, Gissela tem podido atender a populações carentes não só em Maringá, mas também em localidades próximas, como a cidade vizinha Sarandi, e localidades bem mais distantes, como o estado da Bahia ou a cidade de Coronel Oviedo, no Paraguai.

André e Gissela ressaltam ainda que o trailer trouxe a possibilidade de realizar atendimentos de mais complexidade. “O trailer permitiu investir em tratamentos mais complexos que o kit portátil permitia. O que antes era feito em um espaço improvisado, com cadeira de plástico, hoje é feito com equipamento adequado, isso valoriza o ser humano”, aponta André.

Trailer permite realizar tratamentos dentários mais complexos

“Tenho feito parcerias com amigos que trabalham em áreas mais complexas da odontologia, como cirurgias e próteses. Então, quando atendemos essas comunidades aqui em Maringá, e o paciente precisa de um tratamento mais complexo, nós encaminhamos essas pessoas. O trailer também trouxe isso”, diz Gissela.

O equipamento permitiu que Gissela passasse a atender de 10 a 15 pacientes por dia. Com a pandemia, o trailer ficou parado durante um bom tempo, mas os atendimentos estão começando a ser retomados.

“Para nós, rotarianos, essa é uma realização muito grande. O companheirismo é o trabalho conjunto por uma causa comum e este projeto levou atendimento a pessoas que até a idade adulta nunca tinham sido atendidas por um dentista”, completa André.

3 respostas em “Rotary: trailer renova sorrisos em comunidades carentes

  1. Meu agradecimento para todos os rotarianos que se dedicaram ao projeto nos vários RC envolvidos! Em especial, ao companheiro Aurifran, do Rotary Club de Maringá-Sul, que fez as coisas acontecerem do início ao término do trabalho.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s