
A assistência a mães e filhos é uma das principais causas do Rotary. Nossa organização disponibiliza atendimento médico para mães e crianças vulneráveis para que elas possam viver mais e com mais vitalidade.
Estima-se que aproximadamente seis milhões de crianças com menos de cinco anos morram anualmente devido a desnutrição, assistência médica de baixa qualidade e saneamento precário. Os Rotary Clubs e distritos entram em ação para ampliar o acesso a cuidados adequados e garantir que mães e filhos tenham a oportunidade de um futuro saudável. Projetos que apoiam essa causa podem englobar clínicas itinerantes de saúde, exames para detecção de câncer, imunizações e treinamentos sobre proteção contra doenças.

Diversos projetos usam soluções inovadoras quanto ao atendimento médico para mães e filhos. Alguns exemplos:
- A Nigéria tem, em média, apenas um médico para cada 2.500 pessoas – o que exige soluções criativas para expandir o alcance dos cuidados de saúde. Saiba como a integração inovadora da telemedicina tem ajudado aqueles que vivem em regiões rurais do país.
- Devido a altas taxas de mortalidade infantil no Brasil, vários Rotary Clubs se uniram para oferecer soluções. Leia sobre uma parceria que levou ao aumento de recursos para incubadoras e da capacidade da unidade de terapia intensiva neonatal do Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua, no Vale do Ribeira.

Para se envolver na área de saúde materno-infantil, você pode:
- Entrar para o Grupo Rotary em Ação pela Saúde Materno-Infantil.
- Fazer parte do Grupo Rotary em Ação pela Cura do Pé Torto Congênito.
- Consultar informações detalhadas sobre planejamento para projetos de clubes ou distritos que visem salvar mães e filhos.
- Acessar o Rotary Showcase para ver como Rotary e Rotaract Clubs estão levando assistência médica e entrando em ação de outras maneiras para ajudar mães e filhos, ou postar suas próprias iniciativas de sucesso e procurar parceiros internacionais.