Rotary: projeto em Blumenau leva tecnologia a escolas públicas

Por Aurea Santos, especialista em Comunicação do Rotary International

Cada laboratório recebeu 20 novas máquinas

A falta de recursos para equipar laboratórios de informática de escolas públicas é um problema comum em diversas cidades do Brasil. Em Blumenau, Santa Catarina, o envolvimento de longa data do Rotary Club de Blumenau-Fortaleza com a área de educação da cidade fez com que o clube decidisse se envolver nessa questão e ajudar duas escolas de ensino fundamental.

“O Rotary Club de Blumenau-Fortaleza tem uma inserção muito grande na comunidade. Há mais de dez anos, desenvolvemos uma rifa solidária e já levantamos mais de R$ 150 mil, ao longo dos anos, distribuídos para 30 instituições. Uma iniciativa que envolve pais, alunos e professores”, explica Valdecir Mengarda, que foi presidente do Rotary Club de Blumenau-Fortaleza no ano 2017-2018, quando teve início o projeto de equipar os laboratórios das escolas.

“Esse projeto de equipar duas instituições de ensino e levar formação aos professores aconteceu muito por causa do nosso relacionamento com a rede de ensino da cidade. Adotamos duas escolas em bairros diferentes e carentes da cidade, ambas da rede municipal”, complementa.

As instituições beneficiadas pelo projeto são a Escola Básica Municipal Professora Hella Altenburg e a Escola Básica Municipal Paulina Wagner. Cada uma delas recebeu 20 computadores, que ajudaram a renovar seus laboratórios de informática, que antes contavam com máquinas antigas e em quantidade insuficiente para atender aos alunos.

“O cenário era muito ruim. Ali, não era possível incluir os alunos no mundo digital. As máquinas eram obsoletas e tinha uma máquina para cinco crianças. Foi uma revolução ter um laboratório com um aluno por máquina”, destaca Mengarda.

Paulo Bonin, que assumiu a presidência do clube no ano 2018-2019, conta que foram comprados equipamentos de primeira linha, da marca Dell, com os principais softwares já instalados, como o sistema operacional Windows e o pacote Office. “Estes laboratórios devem estar entre os melhores que temos aqui na cidade”, avalia.

Ele lembra ainda que as escolas passaram por modificações estruturais para receber os equipamentos, como a instalação de grades de segurança, a colocação de novas mesas para os computadores e a renovação da parte elétrica das instituições. Essas modificações ficaram a cargo da prefeitura de Blumenau.

A Secretaria Municipal de Educação também assumiu a responsabilidade por oferecer treinamento e capacitação anual aos professores. “Os professores foram treinados para desenvolver atividades complementares em geografia, matemática e outras disciplinas”, conta Paulo.

As máquinas chegaram às escolas em agosto de 2018 e os laboratórios foram inaugurados no início de 2019. No total, o projeto beneficiou 785 alunos e 80 professores nas duas instituições de ensino.

Paulo destaca a satisfação que sentiu ao ver o projeto ser implementado. “Quando a gente inaugurou, foi muito bom ver a percepção deles (alunos) diante de uma máquina de resposta rápida, de ter contato com boa tecnologia. Foi gratificante”.

O investimento total do projeto foi de US$ 39.466 e contou com recursos do clube catarinense, do Rotary Club de Rancho Cotati, nos Estados Unidos, do Rotary Club Estoi Palace International, de Portugal, e da Fundação Rotária.

O contrato de compra das máquinas incluiu ainda a manutenção corretiva dos equipamentos feita pela própria Dell pelo período de três anos.

Uma resposta em “Rotary: projeto em Blumenau leva tecnologia a escolas públicas

  1. Excelente projeto Cps do Rotary Club Blumenau-Fortaleza, levando tecnologia para nossos brasileirinhos e seus professores. .

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s