Três ingredientes para manter os associados felizes

Por Barton Goldenberg, associado do Rotary Club de Metro Bethesda, EUA

Tive o prazer de ser convidado recentemente para uma discussão on-line sobre a apatia dos associados. Éramos dois ex-governadores de distrito, um governador assistente, dois ex-presidentes de clube – um de um clube grande e outro de clube menor – e um presidente de Comissão de Serviços Comunitários. Discutimos os motivos pelos quais alguns rotarianos estão relutantes em participar ou se envolver em atividades rotárias. Com base em uma pesquisa distrital sobre o impacto da pandemia de covid-19 (cujos resultados estão publicados no site do nosso distrito), sabíamos que enfrentaríamos desafios este ano rotário, especialmente no que se refere ao engajamento de associados.

Muitos clubes estão se concentrando em atrair associados que representem todos os segmentos em suas comunidades, pois entendem que a diversidade é essencial para a saúde e o engajamento do clube. Alguns criaram um processo para garantir que associados em potencial se sintam acolhidos e tenham uma ótima experiência ao visitar o clube ou participar de um projeto humanitário.

Associados do Rotary Club de Metro Bethesda participam de um projeto humanitário.

Outros clubes estão se concentrando mais na retenção. Você sabia que, no ano passado, praticamente o mesmo número de associados que entrou para o Rotary também deixou a organização? Todo o esforço que fazemos para atrair novos associados vai por água abaixo quando eles saem do Rotary. Se seu clube não está se concentrando na retenção, você pode estar se deparando com problemas. Para determinar a melhor maneira de evitar o desligamento de seus associados, veja a seguir algumas razões pelas quais eles permanecem no Rotary:

  • Companheirismo. Muitos associados, especialmente os mais antigos, pertencem ao Rotary por causa do companheirismo. Mas, é pouco provável que isso seja o suficiente para mantê-los engajados e para proporcionar desenvolvimento pessoal. A solução é ampliar as oportunidades de companheirismo continuamente, pedindo, por exemplo, para associados mais velhos servirem de mentores aos mais jovens, incentivando os associados a participarem de Conferências Distritais ou convidando-os para a Convenção Internacional do Rotary, onde podem fazer novas conexões.
  • Arrecadação de fundos. Alguns associados demonstram seu engajamento na organização por meio de doações ao clube e/ou à Fundação Rotária. Embora elas sejam muito importantes, nem todo associado tem condições de contribuir todos os anos, especialmente durante esta pandemia. Independentemente de poderem contribuir ou não, é importante compartilhar motivos que façam os associados se sentirem entusiasmados com os esforços do clube e do Rotary, por exemplo, compartilhando informações sobre como os fundos doados estão sendo gastos.
  • Projetos humanitários. Esta é uma maneira eficaz de conseguir o engajamento dos associados. Meu clube tem 74 integrantes, mas pouco tempo atrás era bem menor. Eu acredito que clubes pequenos podem aprender muito com a forma em que clubes maiores organizam e administram projetos humanitários. Costumamos ter de 10 a 15 projetos em andamento, com a participação de 5 a 25 associados em cada um. Se um projeto não despertar o interesse de muita gente, nós o cancelamos. Se muitas pessoas estiverem interessadas, reservamos recursos adicionais para a iniciativa. Uma das perguntas mais importantes que você deve fazer é: “Meu clube está oferecendo aos associados os projetos humanitários certos, e qual a melhor maneira de determinar isso?”. Nada é mais eficaz do que pesquisas periódicas com os associados.
  • Networking. Muitos entram para o Rotary para fazerem conexões e, para mantê-los, você precisa expandir as oportunidades de networking para além do seu clube. Ofereça a chance de participarem de iniciativas de arrecadação de fundos com outros clubes e organizações externas, ou de colaborarem em iniciativas com a câmara de comércio local, o Toastmasters ou outras organizações.

Muitos clubes também estão se concentrando cada vez mais na importância do desenvolvimento contínuo dos associados para impulsionar seu engajamento em longo prazo. Durante meu ano como governador, identifiquei rotarianos extremamente qualificados que estavam sendo subutilizados por seu clube e/ou distrito e, como resultado, estavam ficando apáticos. Ofereci novos cargos distritais, como governador assistente ou presidente de comissão distrital. Como resultado, a apatia desapareceu e eles demonstraram um renovado espírito rotário.

No setor privado, frequentemente criamos um plano de desenvolvimento individual para cada funcionário, visando garantir a satisfação, lealdade e compromisso em longo prazo. Por que não fazer o mesmo para cada associado do seu clube? Por exemplo, você identificou algum associado com potencial de liderança e o convidou para participar de eventos para líderes emergentes na sua zona? Quantos associados você convidou para fazerem cursos do Instituto de Liderança Rotária? Quais associados você identificou para servirem como mentores de rotaractianos?

Eu recomendo que todos os clubes se concentrem nesses três ingredientes: atração, retenção e desenvolvimento de associados. Uma vez que seu clube tiver esta estrutura básica, você poderá determinar os próximos passos para manter cada associado ativamente engajado. Uma ideia é criar “diários de jornadas rotárias”, ou seja, descrições dos passos que associados felizes e satisfeitos deram desde sua afiliação à organização. Lembre-se, as pessoas podem entrar para o Rotary por uma razão e, com o passar do, aprenderem a amar a organização por motivos diferentes.

Barton Goldenberg é ex-governador do Distrito 7620, e associado do Rotary Club de Metro Bethesda. Entre em contato com ele pelo e-mail barton7620dg2019@gmail.com

Uma resposta em “Três ingredientes para manter os associados felizes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s