O nosso 2020 no Rotary

Este ano não foi absolutamente como esperávamos, mas o Rotary se adaptou de diferentes formas e se manteve em ação para ajudar comunidades em todo o mundo. Aqui, contamos para você um pouco sobre os principais destaques de nossa organização nesse ano totalmente incomum.

A pandemia do coronavírus colocou colaboradores e associados em torno de uma nova causa: apoiar o combater à grave doença que assola o mundo. Para isso, investimos milhões de dólares em subsídios globais e em subsídios para assistência em caso de desastres. Somente no Brasil, foram aplicados mais de USD 2 milhões ou R$ 11,11 milhões.

Isso nos permitiu ajudar nossas comunidades de diferentes formas, realizando desde a doação de equipamentos hospitalares e equipamentos de proteção individual até a distribuição de cestas básicas e a realização de diversas outras ações para ajudar na recuperação econômica de diferentes localidades. Em outros países, também utilizamos a estrutura de combate à poliomielite para ajudar nos esforços contra a Covid-19.

Enquanto nossos associados se mobilizavam para apoiar quem precisava, adaptamos as formas de nos encontrar, e tudo passou a ser virtual: reuniões de clubes, treinamentos e até a captação de recursos. O teleton Rotary Responds uniu rotarianos de diversas partes do mundo para levantar fundos para combater o coronavírus.

Ainda na esteira dos eventos virtuais, pela primeira vez na história, a nossa Convenção também foi feita dessa forma.

Trocamos Honolulu, no Havaí, pela tela do computador e tivemos mais de 94 mil visitantes únicos nas duas sessões gerais da nossa convenção, transmitida simultaneamente em oito línguas.

Adotamos também uma nova área de enfoque, a Proteção do Meio Ambiente. O fato consolidou um trabalho que já vinha sendo feito há muitos anos por rotarianos, com projetos em outras áreas de enfoque, mas que também abordavam a proteção da nossa natureza.

A chegada do mês de julho trouxe o início do novo ano rotário e a entrada do primeiro presidente alemão de nossa organização: Holger Knaack. Seu lema “O Rotary abre oportunidades” não poderia ser mais adequado para um ano em que rotarianos de todo o mundo passaram a ter a chance de trabalhar juntos sem sair de suas cidades.

Um mês depois, o Rotary dá mais uma virada em sua trajetória, com a indicação da primeira presidente mulher da organização, a canadense Jennifer Jones. Associada do Rotary desde 1997, ela foi escolhida para ocupar o principal cargo da organização no ano rotário de 2022-23.

Atingimos ainda um marco histórico no combate à paralisia infantil, com a Organização Mundial da Saúde declarando a região africana livre do poliovírus selvagem, em 25 de agosto. O trabalho do Rotary nessa luta foi reconhecido internacionalmente e teve grande destaque com a nomeação do médico rotariano Tunji Funsho como uma das 100 Pessoas Mais Influentes do Mundo pela revista TIME.

Presidente da Comissão Nacional Pólio Plus do Rotary na Nigéria, Funsho foi reconhecido por sua liderança e trabalho com rotarianos e parceiros para alcançar a erradicação do vírus selvagem da pólio na região africana.

O Brasil também se sobressaiu na luta pelo combate à pólio e conscientização sobre a importância da vacina contra a doença.

Os Rotary Clubs do Brasil realizaram mais de 2.950 eventos, presenciais e virtuais, para promover o Dia Mundial de Combate à Pólio. Dentre eles, o nosso primeiro evento virtual de captação de recursos para essa causa, o Telepolio, que contou com a participação de rotarianos e celebridades brasileiras e contribuiu para que arrecadássemos USD 130.450 em outubro para combater a pólio no mundo.

Esta semana, 2020 chega ao fim e contamos com você para que, em 2021, continuemos fazendo o bem no mundo.

Feliz Ano Novo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s