Empodere comunidades para vencer os desafios da Covid-19

Por Bonaventure Fandohan, gerente da Área de Enfoque de Desenvolvimento Econômico e Comunitário

Ajudar pequenos negócios a sobreviver é essencial para a recuperação da economia local

A Covid-19 está afetando profundamente a classe trabalhadora do mundo, especialmente em países em desenvolvimento. Além da ameaça à saúde pública, a pandemia prejudica a subsistência de longo prazo e o bem-estar de milhões. Enquanto o resultado final ainda é incerto, a pandemia irá resultar em retrocessos na grande maioria dos mercados emergentes e economias em desenvolvimento.

Dados recentes da Organização Internacional do Trabalho sobre o impacto da pandemia de Covid-19 no mercado de trabalho revelam o efeito devastador nos trabalhadores nas economias informais, em centenas de milhares de empresas em todo o mundo devido a fechamentos parciais ou totais, e na indústria de hospitalidade.

No artigo, “Atrasando o relógio da pobreza”, o Brookings Institute estima que o número de pobres irá crescer de 420 milhões para 580 milhões. “Enquanto a pandemia e a crise de empregos evoluem, a necessidade de proteger os mais vulneráveis se torna ainda mais urgente”, diz Guy Ryder, diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho. “Para milhões de trabalhadores, a falta de renda significa a falta de comida, a falta de segurança e de um futuro. Milhares de negócios ao redor do mundo mal estão respirando. Eles não têm reservas ou acesso a crédito. Essa é a verdadeira face do mundo do trabalho. Se nós não as ajudarmos agora, essas empresas vão simplesmente falir”.

A família global do Rotary está bem posicionada para apoiar e empoderar comunidades em dificuldades, perto e longe. Avaliar as comunidades durante a pandemia de Covid-19 requer um planejamento inovador e cuidadoso, mas os associados do Rotary ainda podem identificar os negócios mais vulneráveis em suas comunidades antes de desenvolver projetos para ajudar a mitigar impactos. O uso de dados secundários reportados por governos locais e organizações comunitárias é ótimo, mas dados primários diretamente da fonte darão uma visão mais atualizada da comunidade.

Dicas para realizar uma avaliação de comunidade para projetos de desenvolvimento econômico comunitário durante a pandemia:

  1. Faça digitalmente tudo o que puder: os associados devem se preparar para trabalhar remotamente para evitar o máximo possível contatos presenciais. O uso de telefones, Zoom, Google Hangout, Skype, etc, é altamente recomendado para planejar reuniões com o time de projeto.
  2. Use softwares de coleta de dados. Identifique meios alternativos de coletar dados, como distribuir uma pesquisa digital usando o Whatsapp, mensagens de texto ou e-mails em vez de ir de porta em porta para moradores e donos de negócios responderem pesquisas em papel. Pesquisas digitais são comumente distribuídas usando Google Forms, Qualtrics ou plataformas similares.
  3. Em vez de reuniões presenciais, realize reuniões virtuais com líderes empresariais usando plataformas online como Zoom ou Skype.
  4. Se a coleta de dados presencial for possível, esteja ciente de proteger as pessoas que estão coletando os dados, os participantes e as comunidades ao redor enfatizando as práticas de segurança que reduzem riscos, incluindo distanciamento social, o uso de máscaras faciais e a promoção da boa higiene.
  5. Leve suprimentos sanitários quando fizer avaliações comunitárias presenciais. É recomendável levar sabão, álcool em gel, máscaras faciais e material para limpeza de tela. Se você vai pedir aos moradores que preencham formulários em papel, leve suprimentos suficientes para evitar o compartilhamento de canetas, etc.
  6. Respeite os protocolos locais de segurança e as regulações de distanciamento social. Ajuste o transporte e os procedimentos de entrevista conforme necessário.

Acesso a ativos econômicos, ou recursos, são um fator chave na resiliência de indivíduos, lares e comunidades. Uma redução massiva desses ativos fará a recuperação da pandemia mais desafiadora. Já que o objetivo é reduzir o impacto econômico da Covid-19 em indivíduos, lares e comunidades, é essencial para os associados do Rotary reduzir a vulnerabilidade e construir resiliência. Por essa razão, os clubes são encorajados a focar em projetos que estabilizem os meios de vida das pessoas por meio de respostas emergenciais (soluções de curto prazo) com um plano para apoiar uma recuperação em breve (soluções de longo prazo):

Soluções de curto prazo devem oferecer assistência com propósitos múltiplos, incluindo, mas não se limitando, a doações de alimentos às pessoas mais vulneráveis nas comunidades para que elas possam ter suas necessidades básicas atendidas, evitar o esgotamento de recursos e proteger os meios de subsistência. Isso pode ser feito por meio de:

  • Vouchers de comida,
  • Acesso a remédios,
  • Assistência em transporte para acessar os serviços de saúde,
  • Doações de equipamentos de proteção, como máscaras faciais, álcool em gel, etc.

Soluções de longo prazo em um projeto de desenvolvimento econômico comunitário em uma era de pandemia deve focar em um plano de recuperação imediato com o objetivo de lidar com as realidades que a comunidade enfrenta. Os exemplos incluem:

  • Capacitar pessoas para novos empregos,
  • Apoiar o acesso a mercados novos e mais rentáveis,
  • Acesso a finanças e micro empréstimos,
  • Ajudar os agricultores a diversificar suas plantações,
  • Apoiar mulheres a se organizarem para novas oportunidades,
  • Organizar agricultores em cooperativas, etc.

A Covid-19 mudou os meios de vida das pessoas em todo o mundo e a melhor forma de preservar os ativos econômicos das comunidades é reduzir a vulnerabilidade e construir resiliência por meio de soluções desenvolvidas conjuntamente pelos clubes, moradores e donos de negócios locais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s