World Polio Day: uma viagem rumo à erradicação

Realização do Telepolio no Brasil é uma das iniciativas em destaque pelo mundo

No próximo dia 24, o mundo celebra o Dia Mundial de Combate à Pólio. Nessa batalha, o Rotary tem tido um papel fundamental, trabalhando com agências da ONU, governos locais, agentes de saúde e, claro, pais e crianças.

Neste mesmo dia, às 8h (horário de Brasília), você vai poder conhecer mais sobre essa história. Ela é contada em um programa especialmente preparado para comemorar essa data e o trabalho de milhares de rotarianos ao redor do mundo para erradicar a poliomielite do planeta.

O programa é apresentado por Ade Adepitan, medalhista paralímpico e sobrevivente da pólio, e pela curadora da Fundação Rotária Geeta Manek, do Quênia.

Iniciativas de rotarianos de todo o mundo são mostradas no vídeo, que também destaca o Telepolio, evento produzido no Brasil para a arrecadação de fundos para o combate à pólio, transmitido no último sábado (17).

O jornalista e rotariano Mark Wright entrevista representantes de entidades parceiras do Rotary sobre como a estrutura de combate à pólio está ajudando a combater outras doenças, como a Covid-19, o ebola e a febre amarela.

No vídeo, você confere os depoimentos de Christopher Elias, presidente de Desenvolvimento Global da Fundação Bill & Melinda Gates; Henrietta Fore, diretora-executiva do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef); Rebecca Martin,  diretora do Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos; e Bruce Aylward, conselheiro sênior para o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde.

O programa traz ainda um panorama geral sobre a utilização da estrutura de combate à pólio durante a atual pandemia de coronavírus, mostrando como voluntários estão se mobilizando com ações que vão desde a coleta de exames até a utilização de centros operacionais de emergência.

Jeffrey Keluger, editor-geral da revista TIME, destaca a importância das mais de um milhão de crianças nos Estados Unidos que foram as primeiras a receber a vacina desenvolvida por Jonas Salk nos anos 50. Elas ficaram conhecidas como Pioneiras da Pólio. Hoje, mais de meio século depois, você pode ver os depoimentos de alguns destes pioneiros sobre como contribuíram para salvar vidas e evitar a paralisia de milhões de outras crianças.

Tunji Funsho, presidente da Comissão Nacional Pólio Plus do Rotary na Nigéria e nomeado como uma das 100 Pessoas Mais Influentes do Mundo pela revista TIME, também faz sua participação, contando sobre sua luta para varrer a doença de seu país e de seu continente.

E lá do outro lado do mundo, no Afeganistão, um dos dois países onde a pólio ainda não foi erradicada, você conhece o trabalho de agentes de saúde para garantir que a vacina chegue a todas as crianças de suas comunidades.

O programa do Rotary é uma viagem pelo trabalho da organização rumo à erradicação da poliomielite, e nós te convidados a vir junto com a gente. Dia 24 de outubro, às 8h (horário de Brasília) pelo link https://www.facebook.com/events/344682136678305.

Aproveite e faça sua doação pelo site https://www.endpolio.org/pt/donate. Nossa meta é arrecadar US$ 50 milhões. A cada dólar arrecadado pelo Rotary, a Fundação Bill & Melinda Gates, doa outros dois dólares, o que pode elevar nossa arrecadação a US$ 150 milhões.

Por isso, participe com a gente e doe! Juntos, nós eliminamos a pólio!

2 respostas em “World Polio Day: uma viagem rumo à erradicação

  1. Obrigado. assistirei com muita satisfação e orgulho pois sou rotariano a 38 anos, e fui presidente do Rotary Club de São Roque em 1985 quando se iniciou a campanha POLIO PLUS, e até hoje, mais do que nunca continuamos colaborando . Abraços

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s