Zé Gotinha: o símbolo da vacina contra a pólio no Brasil

Zé Gotinha foi criado em 1986 e, até hoje, é o símbolo da vacinação contra a paralisia infantil

O Brasil tem algumas particularidades em sua relação com a poliomielite. A primeira delas é que a doença é muito mais conhecida aqui por outro nome: paralisia infantil. E a segunda é que a vacina contra essa doença tem um símbolo marcante desde a década de 80, o personagem Zé Gotinha.

Difícil achar quem nunca tenha visto o personagem branco, de cabeça em forma de gota e que está sempre associado às campanhas de vacinação em todo o país. O Zé Gotinha virou um símbolo da prevenção no cuidado com a saúde das crianças. Mas você sabe qual é a sua história?

O personagem foi criado em 1986 pelo artista plástico brasiliense Darlan Manoel Rosa. Ele havia sido contratado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para criar um logotipo que simbolizasse o compromisso do Brasil com a erradicação da poliomielite.

Em entrevista ao Museu Virtual de Uberlândia, Darlan conta que, naquela época, foi visitar algumas regiões do país para ver como eram realizadas as campanhas de vacinação. Viu que o exército era que levava as vacinas a algumas cidades e que isso, associado ao fato de que havia falsos rumores de que a vacina causava doenças, deixava pais e crianças com medo da vacinação.

“Aí, eu propus criar um personagem que interagisse com a criança e a criança lembrasse o pai de leva-la à vacinação, e transformasse aquilo em um dia de festa. Essa era a proposta”, explica o artista.

Segundo ele, a ideia da criação do personagem enfrentou resistência do Ministério da Saúde, mas teve amplo apoio dos governos estaduais, o que permitiu que a ideia fosse implementada.

Darlan queria ainda um personagem que fosse simples em sua forma para que qualquer pessoa pudesse reproduzi-lo.

“Minha ideia era fazer um personagem muito simples, que não tivesse mão, nem pé, porque todo mundo iria poder desenha-lo.”

E foi aí que nasceu o Zé Gotinha. Mas o personagem não nasceu com nome. Ele só ganhou uma identidade depois de um concurso realizado nacionalmente, com crianças de escolas de todo o Brasil.

Desde então, o Zé Gotinha virou o símbolo da vacinação contra a paralisia infantil. Mais que isso, o desenho hoje é o símbolo do Programa Nacional de Imunizações.

Falta pouco para o Dia Mundial de Combate à Pólio. Se você não fez o cadastro do seu evento, ainda dá tempo! Não fique de fora dessa celebração! Cadastre agora seu evento em http://www.endpolio.org/pt/register-your-event

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s