World Polio Day: ideias para seu evento virtual

Esse ano, tudo vai ser na frente de uma tela!

O Dia Mundial de Combate à Pólio está chegando e, esse ano, os rotarianos e rotarianas de todo o mundo vão ter que celebrar de uma forma diferente.

A pandemia de Covid-19 não nos permite fazer caminhadas, distribuir panfletos nem nada que gere aglomerações. Então, o que fazer para celebrar o dia 24 de outubro?

Para te ajudar nessa tarefa, fizemos uma pequena lista de opções para que seu clube ou distrito possa participar dessa grande celebração sem colocar ninguém em risco.

O importante este ano é ser criativo e encontrar a melhor maneira de não ficar de fora e ajudar a conscientizar nossas comunidades sobre a importância da vacinação.

Se você não sabe por onde começar, dê uma olhada na nossa lista. Você pode copiar um dos eventos (sem culpa!!!) ou se inspirar e criar um novo. Tem eventos para todos os gostos. Só não pode é ficar sem um evento para chamar de seu!

Para quem gosta de assistir lives:

– Chame seus companheiros para assistirem juntos (online e cada um na sua casa) à transmissão do Telepolio! Vai ser dia 17 de outubro. Um evento organizado pela comissão do End Polio Now/Polio Plus no Brasil para arrecadar fundos, em reais, para o combate à pólio. Você assiste, doa, e ainda contribui para erradicar a doença!

– No dia 24 de outubro, acontece a transmissão do evento do Rotary International sobre o World Polio Day. Essa é outra oportunidade de chamar os companheiros para assistirem na mesma transmissão o evento lá de Evanston.

Para quem gosta de fazer lives:

Se só assistir à live alheia não é o suficiente para você e você prefere ter a sua, também podemos te ajudar. Você pode:

– Fazer uma live com um médico falando sobre a pólio. Convide um médico conhecido que entenda do tema e divulgue o evento dentro e fora do seu clube. Peça ao médico que fale sobre a importância, a segurança e a eficácia da vacina. Ele pode contar ainda quais os efeitos da doença sobre o corpo e os perigos que ela traz à vida das crianças. Reserve um espaço para perguntas. Isso pode ajudar muita gente no seu bairro e fora dele.

– Convide um membro da comissão Pólio Plus/End Polio Now para uma live. Eles podem falar sobre os efeitos da doença, a necessidade de vacinar nossas crianças e também sobre a atuação do Rotary nessa causa. É um bom jeito de informar sobre a doença e aprender mais sobre como nossa organização está engajada na luta contra a pólio.

Para aproveitar a reunião do clube:

Que tal aproveitar a reunião com os companheiros para exibir um vídeo curto sobre a história do Rotary na luta pela erradicação da pólio?

Temos duas versões, uma de dez e outra de 15 minutos, que são muito interessantes e ensinam bastante sobre o tema. Ambas têm legendas em português: https://vimeopro.com/rotary/videos-sobre-o-polio-plus

Para fazer bonito nas redes sociais:

Se você e seus companheiros gostam de usar o Facebook, que tal:

-Criar um frame para suas fotos sobre o Dia de Combate à Pólio. Marque com seus companheiros de colocarem a foto no mesmo dia e deixem lá até o dia 24 de outubro.

– Ou faça um vídeo seu falando sobre a pólio e alertando sobre a importância da vacinação. Convoque seus companheiros a fazerem o mesmo e façam uma postagem no mesmo dia e hora para seus contatos verem.

Para chamar a atenção da mídia:

– Se seu clube ou distrito vai fazer algo especial para o Dia de Combate à Pólio e você quer chamar a atenção da mídia local, faça um press release e envie a seus contatos jornalistas. Conte no texto qual vai ser a ação, quem vai estar envolvido e o objetivo dessa ação. Jornais de cidades pequenas ou de bairros costumam dar espaço para a divulgação de eventos que beneficiem as comunidades locais.

Para chamar a atenção de todo mundo:

Prédio da Fiesp, em São Paulo

-Se a ideia é que todos saibam que dia 24 de outubro é o Dia Mundial de Combate à Pólio, iluminar um prédio ou outro monumento importante da sua cidade com essa mensagem pode ser uma ótima opção.

Para envolver a criançada:

– No Brasil, a pólio é mais conhecida como paralisia infantil e, quando falamos nisso, logo vem à cabeça o famoso personagem Zé Gotinha. Então, o que acha de criar um concurso de desenhos sobre o Zé e convocar as crianças? O melhor desenho pode ser postado nas redes sociais do clube ou seu autor pode receber algum tipo de premiação.

Para se divertir e arrecadar:

– Se você gosta de jogos virtuais e acha que poderia usar seu hobby para ajudar no combate à pólio, acertou! Você pode criar um campeonato de games e ajudar a arrecadar fundos entre os participantes. Você joga, se diverte e ainda pratica a solidariedade.

Se gostou de algumas ideias, está na hora de ir colocando em prática. Se você tem outros planos, conta aqui para a gente. E, o mais importante, cadastre seu evento no site https://www.endpolio.org/pt/register-your-event e vamos manter o Brasil na liderança dos eventos de conscientização sobre a pólio no mundo! Participe!

2 respostas em “World Polio Day: ideias para seu evento virtual

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s