Engajando mais mulheres

Por Cyndi Doragh, associada do Rotary Club de Fort Myers South, EUA, e coordenadora do Rotary assistente para a Zona 34

Na primeira vez que eu quis entrar no Rotary, o clube me disse que não estava mais aceitando bancários, algo comum naqueles dias em que os Rotary Clubs colocavam um limite no número de associados de uma determinada ocupação. Um mês depois, fiquei sabendo que aquele mesmo clube tinha admitido um novo associado, e para minha surpresa ele era da área bancária!

Como eu queria muito ser rotariana, não me dei por vencida e continuei procurando até achar um clube que me recebeu de braços abertos, e tenho orgulho de estar no Rotary há 28 anos. Durante este tempo, pude ver o tanto de barreiras que ainda existem para mulheres que querem entrar no Rotary. Só 24% do nosso quadro associativo mundial é composto por mulheres (comparado a 28% no Brasil). Precisamos ser líderes e mostrar ao mundo que todos são bem-vindos no Rotary, sem exceções.

O meu distrito está fazendo da diversidade uma prioridade. Em julho, tivemos a primeira sessão da série de quatro partes chamada Possibilidades Infinitas — Mulheres no Rotary, com 1.165 pessoas escutando a Dra. Sylvia Whitlock, a primeira mulher a presidir um Rotary Club. A vice-presidente do Rotary International, Johrita Solariand, e a diretora do RI, Valarie Wafer, foram as moderadoras do evento.

O meu distrito abraçou esta prioridade graças ao governador Darryl Keys. Ele queria aumentar exponencialmente o número de mulheres nos clubes e pediu minha ajuda no sentido de apresentar o Rotary a mais mulheres profissionais.

Não demorei um segundo para pôr mãos à obra, e falei com vários líderes do Rotary e das Zonas 33 e 34. Todos eles disseram que eu podia contar com eles para o que fosse! Todos nós queríamos uma maior representatividade da ala feminina na família do Rotary. Os dias foram passando e as coisas foram acontecendo, e o Possibilidades Infinitas deixou de ser um evento de um dia para se tornar uma série com quatro partes.

Capa de dezembro de 2019 da revista Rotary Brasil, com destaque à competente
e indispensável ala feminina.

Divulgamos o evento de maneira diferente para os associados e para pessoas de fora do Rotary, com um processo de inscrição bem fácil: só era preciso informar o e-mail e código postal uma única vez para a inscrição valer para as quatro sessões! Visando fazer com que os associados se sentissem especiais e nos apresentar a associados em potencial, nós contatamos pessoalmente cada um dos inscritos. O feedback deles foi muito positivo, especialmente daqueles que se sentiam isolados por causa do lockdown imposto pela covid-19.

Divulgamos o evento não como um treinamento, mas sim como um meio de conectar e inspirar os participantes. Informamos a eles sobre várias formas de se engajar no Rotary, especialmente nas atividades do nosso distrito.

Já estamos planejando uma segunda rodada que chamaremos de “Possibilidades Infinitas: Diversidade, Equidade e Inclusão”, que acontecerá entre 29 de janeiro e 30 de abril de 2021. O foco da nova série será exclusivamente na diversificação da nossa base de associados.

Se você quiser informações de como elaborar eventos semelhantes à série Possibilidades Infinitas, para engajar os associados e atrair novas pessoas ao Rotary, comunique-se com Cyndi Doragh pelo e-mail Cyndi.doragh@doraghlawfirm.com.

Veja a edição de dezembro de 2019 da Rotary Brasil.

Uma resposta em “Engajando mais mulheres

  1. Gostaria de mais informação como o projeto pode ser implantado, as estratégias de ação, para estudar e se possível implanta-lo em nosso Clube.
    Rotary Club Barueri Alphaville, Distrito 4564, São Paulo Brasil.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s