Descobrindo o poder do Rotary durante a pandemia

san-antonio-food-drive

Associados do Rotary Club de San Antonio, Texas, organizam os itens de uma campanha de alimentos no estacionamento de uma escola.

Por Nathan Rizzo, Rotary Club de San Antonio, Texas, USA

Sou associado há dois anos, mas aprendi o que realmente significa ser rotariano no meio da pandemia de covid-19. Quando meu estado, Texas, entrou em quarentena, o presidente do nosso clube, Brandon Logan, organizou um “happy hour virtual” nas noites de quinta-feira. Foi incrível ver todos os meus companheiros rotarianos. Passávamos uma hora colocando o papo em dia e, depois, falávamos de projetos e do que poderíamos fazer para ajudar durante a pandemia.

Nosso clube havia adotado uma escola primária, chamada Martin Luther Academy, no ano rotário de 2019-20. Já tínhamos criado uma sala de leitura para proporcionar um lugar tranquilo para os alunos lerem e fazerem a lição de casa. Também fizemos melhorias no campus através do programa Kingdom for Kids. Sabíamos que não poderíamos abandonar a escola durante este período de necessidade. Quando perguntamos para a diretora de que maneira poderíamos ajudar, a resposta foi curta. Eles precisavam de:

  1. Comida
  2. Acesso a campanhas de alimentos
  3. Material escolar

Foi ao organizar um evento para atender a essas necessidades que aprendi sobre o poder do Rotary. Como nosso clube tinha contato com o Banco de Alimentos de San Antonio e a United Way, dentro de uma semana nosso projeto estava confirmado e programado. Recebemos ofertas de caminhões, caixas e qualquer outra coisa necessária para fazer a campanha de alimentos – e tudo isso veio dos nossos associados.

Três semanas depois, havíamos mobilizado 60 rotarianos, 10 outros voluntários e funcionários da escola para a nossa primeira entrega. O plano incluía a separação dos itens deixados pelo Banco de Alimentos de San Antonio no estacionamento da escola. Criamos estações separadas para cada um deles. Enquanto alguns voluntários passavam por cada estação, outros iam carregando seus veículos com os itens.

Tínhamos um plano bem elaborado, mas 250 carros acabaram aparecendo (mais que o dobro do número previsto). Felizmente, nosso clube tem tantos líderes extraordinários que fomos capazes de nos adaptar rapidamente e reorganizar o local de entrega, reembalando os produtos para atender ao maior número possível de famílias.

Cada família recebeu carne, legumes, frutas, leite sem lactose, pão, farinha e outros produtos básicos. Na nossa terceira distribuição, entregamos mais de 50 toneladas de alimentos para aproximadamente 5.000 pessoas!

Eu sabia que éramos mais do que apenas um “clube do almoço”, mas fiquei surpreso com a rapidez com que nos reunimos para ajudar a comunidade de forma tão significativa. Acredito sinceramente que, quando os rotarianos se unem em uma missão, eles podem fazer qualquer coisa.

E você, como está ajudando a sua comunidade durante essa pandemia?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s