Meio ambiente vira área de enfoque

Por Roberto H. Torquato, Departamento de Comunicação Global, Rotary International

Em 22 de abril de 1970, o mundo celebrava o primeiro Dia da Terra. Isso chamou a atenção de governos e do cidadão comum sobre a importância de cuidarmos melhor do nosso planeta. Leis ambientais foram aprovadas nos Estados Unidos, e outros países se engajaram na causa e passaram a dar destaque à conservação ambiental.

O visionário presidente brasileiro do Rotary de 1990-91, Paulo Costa, foi pioneiro ao lançar o programa “Preserve o Planeta Terra”, que trouxe o assunto para as reuniões dos clubes.

Nos últimos cinco anos, mais de US$18 milhões em Subsídios Globais foram destinados a projetos ambientais por meio das áreas de enfoque existentes.

Como podemos constatar, não é de hoje que o universo Rotary ansiava por um canal exclusivo para este assunto tão importante. Há tempos que os nossos associados queriam atuar mais diretamente na área, tendo questões ambientais na linha de frente dos seus serviços.

Pode ter demorado, mas agora está aí: o Conselho de Curadores da Fundação Rotária e o Conselho Diretor do Rotary International votaram, em unanimidade, a favor da criação da nova área de enfoque em apoio ao meio ambiente, que vem somar às seis áreas de concentração principal da organização que, ao longo dos anos, têm trazido resultados excelentes mundo afora.

Os detalhes da nova área de enfoque ainda serão trabalhados, após a realização de grupos focais e pesquisas com a nossa base de associados e especialistas no assunto para determinar quais atividades serão elegíveis a financiamento.

O plano é que os pedidos de Subsídios Globais para financiar projetos ambientais comecem a ser aceitos já a partir de 1° de julho de 2021.

Certamente, a atuação do Grupo Rotary em Ação pela Sustentabilidade Ambiental só tende a crescer. O grupo auxilia em iniciativas que visam aumentar a conscientização sobre a importância de preservar o meio ambiente, incluindo ações para redução do efeito estufa.

Leia mais sobre esta decisão histórica e visite nosso site, http://www.rotary.org, para atualizações sobre o tema. E deixe seus comentários abaixo. Eles são sempre bem-vindos.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s