Por que fazer parte de um Grupo de Companheirismo?

Por Lisa Cook, Departamento de Engajamento e Serviços do Rotary

Os Grupos de Companheirismo são entidades internacionais formadas por pessoas que possuem interesses em comum. Integrar um desses grupos é uma ótima maneira de fazer amizades com pessoas do exterior, participar de uma comunidade global focada em um hobby ou profissão, e melhorar ainda mais sua experiência no Rotary.

bike

Atualmente, 91 Grupos de Companheirismo unem seus membros para desfrutar de companheirismo e ampliam as oportunidades para que participem de atividades recreativas relacionadas a profissões ou esportes. Há grupos de ciclismo, surfe, cultura latina, jazz, médicos, fotógrafos, degustação de vinhos e muito mais. Veja a lista completa dos Grupos de Companheirismo.

Por que entrar para um Grupo de Companheirismo?

  • Para se conectar com outros associados do Rotary e fazer amizades pelo mundo

Embora você participe regularmente das reuniões do seu clube, os Grupos de Companheirismo lhe dão a oportunidade de se conectar com associados de fora da sua rede de contatos. Eles permitem que você conheça pessoas com as quais já tenha algo em comum, o que torna mais fácil fazer amizades. O desenvolvimento desses novos relacionamentos amplia nossa compreensão do mundo. Você pode trocar ideias com associados que pensam da mesma forma e aprender novas maneiras de servir por meio do Rotary. 

  • Para implementar projetos humanitários

Como os associados do Rotary são comprometidos com o trabalho voluntário, eles encontram novas maneiras de servir por meio dos Grupos de Companheirismo. Muitos fazem projetos que se beneficiam de seus recursos e redes de contato.

Por exemplo, o Grupo de Companheirismo de Apreciadores de Cerveja doa 25% das suas cotas e qualquer valor arrecadado em campanhas para o Grupo Rotary em Ação para Água e Saneamento, que aplica os fundos em projetos hídricos. O Grupo de Companheirismo de Esqui faz parcerias com organizações para treinar associados do Rotary como guias para apoiar e promover a participação de pessoas com deficiências em esportes de inverno.

  • Para trazer seus amigos ao Rotary

Uma recente mudança às normas permite que qualquer pessoa interessada faça parte de um Grupo de Companheirismo, inclusive não associados. Convide seus amigos que tenham um hobby ou interesse semelhante para participar de um Grupo de Companheirismo. Esta é uma ótima maneira de apresentá-los ao Rotary.

Por exemplo, Felix Heintz, presidente e fundador do Grupo de Companheirismo de Heavy Metal, costumava levar a bandeira do grupo a eventos musicais e falar um pouco do trabalho dele e do Rotary a pessoas que encontrava. Algumas já tinham ouvido falar do Rotary e outras não, mas muitas demonstraram interesse em integrar o grupo.

  • Para desenvolver suas habilidades de liderança

Os Grupos de Companheirismo oferecem aos seus integrantes oportunidades de liderança, criando ambientes inclusivos onde os mesmos possam participar de atividades e trocar ideias. Há muitas maneiras de se envolver, seja presidindo a diretoria, liderando comissões, planejando eventos especiais ou administrando as redes sociais do grupo.

Por exemplo, o Grupo de Companheirismo de Saúde Pública, por meio de uma campanha educacional, está apoiando iniciativas de rotaractianos na Nicarágua para aumentar a conscientização sobre os direitos infantis. O projeto foi inicialmente implementado de forma presencial, nas escolas. No entanto, com a pandemia de covid-19, os integrantes do grupo ajudaram os rotaractianos a fortalecerem seus esforços e continuaram a campanha on-line.

Junho é o Mês dos Grupos de Companheirismo do Rotary! Saiba mais sobre o programa e suas atividades no Relatório Anual.

Uma resposta em “Por que fazer parte de um Grupo de Companheirismo?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s