Como usar resiliência para fortalecer Rotary Clubs durante tempos difíceis

Por Jenny Stotts, presidente da Comissão de Desenvolvimento do Quadro Associativo do Distrito 6690

Resiliência é o processo de adaptação diante de adversidades. Quando vivemos um evento traumático ou estressante, nosso cérebro mostra uma série de caminhos para nos proteger. Estes processos biológicos ajudam a nos manter seguros. É durante nossa recuperação desses eventos que crescemos, mudamos e nos fortalecemos.

June 08-20-2

Muitos de nós estamos vivendo essa realidade diante da pandemia da covid-19. A boa notícia é que existem maneiras de aumentar nossa capacidade de resiliência, e podemos usar este tempo para fortalecer o Rotary, trabalhando juntos para aumentar a capacidade de resiliência dos nossos companheiros e clubes. Veja, a seguir, algumas dicas de como fazer isso:

Conexões. Uma base essencial para a resiliência é simplesmente conectar-se com outras pessoas. Entre em contato com outros associados por telefone, mensagem de texto ou e-mail para saber como estão e garantir que tenham acesso às reuniões virtuais. Além disso, conecte seu clube com outros clubes para ampliar sua participação na comunidade global do Rotary.

Perspectiva. Quando vivemos adversidade continuamente, é muito fácil perder a esperança. Ajude os associados a manter uma perspectiva realista e positiva. Atualmente, os Rotary Clubs estão enfrentando vários desafios, incluindo a adaptação a novas plataformas de reuniões e preocupação com o quadro associativo ou doações. Lembre-se de que os desafios que você enfrenta hoje não são um reflexo do seu futuro. A maneira em que responder aos desafios de hoje moldará o amanhã.

June 08-20-3

Bem-estar. Estamos vivendo em um tempo em que palavras como “quarentena”, “lockdown” e “fadiga do zoom” são comuns e fáceis de entender. Promova e priorize o bem-estar entre os associados, pedindo que compartilhem durante as reuniões virtuais maneiras pelas quais estão cuidando de si mesmos e de suas famílias. Seja compreensível quando alguém precisar de uma pausa, não puder participar de uma reunião ou levar alguns dias para responder a um e-mail. Este não é o momento de registrar quem está fazendo mais ou menos. Seja gentil ao falar e ouvir.

Propósito. Quando energizamos outras pessoas, recarregamos também nossas próprias baterias, o que promove a autoestima e aumenta os sentimentos de propósito e valor. Planeje projetos humanitários que poderá realizar com outros companheiros. Realizar projetos menores, em vez de apenas as iniciativas de grande porte em andamento, dá a todos a oportunidade de prestar serviços humanitários.

Gratidão: Refletir intencionalmente sobre motivos pelos quais somos gratos pode liberar neurotransmissores, como a serotonina e a dopamina, os quais nos fazem sentir alegria ou felicidade. Reserve um momento para agradecer aos seus companheiros e crie oportunidades para que todo clube expresse gratidão à sua comunidade e parceiros.

June 20-18-3

Quando cuidamos coletivamente dos nossos associados, abrimos caminhos para aumentar e promover a resiliência. Quando ampliamos estas práticas a toda a organização, criamos novas oportunidades de fortalecer os clubes e melhorar a experiência dos associados.

O mundo merece rotarianos e Rotary Clubs que sejam resilientes, adaptáveis e fortes. Além de cuidar do próximo, não se esqueça de cuidar de si mesmo.

Sobre a autora: Jenny Stotts é associada fundadora do Rotary Club de Athens Sunrise, EUA, e presidente da Comissão de Desenvolvimento do Quadro Associativo do Distrito 6690. Ela também é assistente social, defensora de menores e especialista em traumas.

Jun. 08-20-1

Uma resposta em “Como usar resiliência para fortalecer Rotary Clubs durante tempos difíceis

  1. Muito, muito bom este artigo do Vozes do Rotary.
    Parabéns a nossa companheira Jenny Stotts.
    Sérgio Quintanilha
    Roatry Club Itanhandu, Minas Gerais Brasil.
    Distrito 4560
    Área 3.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s