7 razões para os jovens se associarem ao Rotary

ryan bell

Por Ryan Bell, copresidente da Comissão de Imagem Pública do Distrito 6000, Iowa City

Tenho uma mensagem para todos os jovens que nunca ouviram falar do Rotary. Ou se já ouviram, foi de um pai ou avô que passou mais tempo descrevendo o cardápio do almoço ou as opções no balcão de saladas. Se isso é tudo que você já ouviu falar sobre o Rotary, há muita coisa faltando. Inclusive, gostaria de dizer que, no meio da atual pandemia, a organização é mais relevante do que nunca. Isso é algo que você definitivamente precisa saber.

O Rotary é um grande sucesso. Com mais de 1,2 milhão de associados em todo o mundo, é a maior organização de serviços do planeta. Se você é fã do planeta, é exatamente isso que o Rotary quer preservar. Nossos associados estão trabalhando para salvar mães e filhos, apoiar a educação básica para crianças e combater doenças. E muitos estão usando suas conexões e recursos para ajudar a combater a covid-19.

A organização não tem filiação religiosa ou nacional. Não importa no que você acredita ou em quem votou. Para o Rotary, o mais importante é nos unirmos para realizar tarefas bastante necessárias a um grupo chamado humanidade.

O trabalho do Rotary já ajudou a erradicar 99,9% dos casos globais de poliomielite. Se você nunca ouviu falar da paralisia infantil, agradeça a um rotariano. Por meio de um investimento maciço e da parceria com a Fundação Bill e Melinda Gates, a organização assumiu o incrível compromisso de livrar o mundo desta doença para que nenhuma criança a contraia novamente.

Além desses grandes projetos internacionais, os Rotary Clubs estão sempre trabalhando para melhorar suas próprias cidades. Basta conferir a lista de atividades em que os rotarianos estão envolvidos para ajudar suas comunidades a superar essa pandemia. Eu jamais o pressionaria a fazer algo que irá melhorar a sua vida de todas as maneiras possíveis. Mas deixe-me listar os benefícios que eu notei nos meus sete anos de Rotary e explicar o que você pode esperar do seu envolvimento com a organização:

1. Você fará conexões locais. Durante a pandemia de covid-19, os Rotary Clubs têm se conectado por reuniões virtuais das quais participamos sem sair de casa. Mesmo neste período difícil, o Rotary está mantendo as pessoas em contato. E todos nós precisamos dessas conexões. Você conhecerá pessoas maravilhosamente diversificadas e de diversas camadas sociais. Para muitos de nós, este é o principal apelo: amigos, colegas, clientes e contatos. Na verdade, é por isso que um grupo de jovens profissionais de Chicago fundou o Rotary, em 1905. Quando se trata de networking e de avançar seus negócios, a associação ao Rotary não é como uma rede de contatos inconstante e grupos de “referência” aos quais você provavelmente foi incentivado a se associar. É algo autêntico e real.

2. Você terá um impacto global. Bill e Melinda Gates viram a eficiência do Rotary e fizeram parceria conosco para doar US$450 milhões à erradicação da pólio. Assim que eliminarmos essa doença, passaremos a outros desafios mundiais.

3. Você verá a recompensa pelo seu trabalho localmente. Claro, aquela coisa de “salvar o mundo” é legal, mas se quiser fazer a diferença um pouco mais perto de casa, não se preocupe, o Rotary possibilita isso. Nós somos líderes em nossas comunidades. Somos uma fonte de financiamento (através de um programa de subsídios), uma fonte de voluntários (porque somos fantásticos assim) e até criamos nossas próprias iniciativas, como em 2018, quando plantamos mais de 1,2 milhão de árvores.

4. Você poderá inspirar a nova geração. Temos ótimos programas para jovens que envolvem estudantes em projetos e desenvolvem suas habilidades de liderança. Os finais de semana do RYLA alimentam e moldam o potencial de grandeza que já está dentro desses jovens. Eles se entusiasmam em fazer do mundo um lugar mais pacífico e amoroso, e têm os contatos, planos e orientação para que isso aconteça.

5. Você poderá passar tempo com outras gerações. O Rotary inclui pessoas de todas as idades. Claro, possuímos a reputação de ter muitos associados acima de 50 anos. Mas há muito que você pode aprender com eles. Se está buscando mentoria ou apenas grandes histórias, você encontrará aqui.

6. Você se inspirará. Independentemente do seu motivo para considerar o Rotary, você se sentirá inspirado por palestras e apresentações on-line ou presenciais. Já vi cantores incríveis, palhaços de circo fantásticos, ambientalistas, instrutores – você escolhe. E as reuniões virtuais facilitam a participação de oradores dinâmicos dos mais variados lugares.

7. Você usará sua energia onde ela for realmente necessária. Esta talvez seja a melhor parte de se envolver com o Rotary: os clubes precisam muito de você! Precisamos que líderes de todas as comunidades do mundo se juntem a nós para ampliarmos ainda mais o nosso impacto. Imagine a diferença que você poderia fazer integrando um grupo de voluntários comprometidos a ajudar o próximo…

Sobre o autor: Ryan Bell é associado do Rotary há sete anos. Ele é o proprietário da Locals Love Us Iowa City. Suas grandes paixões incluem engajamento comunitário, Pearl Jam e whisky de Iowa.

Para expressar seu interesse em entrar para o Rotary e obter mais informações, acesse o nosso site.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s